Duas bandeiras serão prioridade para o Governo Lula, em 2026, conforme afirmou o líder do PT na Câmara Federal, deputado Lindberg Farias: a tarifa zero para o transporte público e o fim da jornada 6×1 para os trabalhadores. O parlamentar diz que a estratégia é o envio de poucos projetos ao Congresso Nacional por ser ano eleitoral. Tanto os deputados quanto os senadores estarão envolvidos nas suas respectivas campanhas. “É um ano eleitoral, é um ano que a gente não vai querer acionar tanto com o parlamento. Eu acho que só em temas que são decisivos. Nós colocamos um aqui que é o fim da escala 6×1 e a tarifa zero para o transporte público”, assinalou Lindberg. Só que nem todos que fazem parte da bancada governista consideram estas propostas como viáveis. Um exemplo é o deputado Augusto Coutinho (Republicanos). Na sua opinião, propor tarifa zero “é um absurdo porque não tem dinheiro para isso, é muito difícil diante da realidade”. Cálculos feitos pela Universidade de Brasília (UnB) apontam que para instituir a gratuidade do transporte público seriam necessários R$ 78 bilhões. Em relação ao fim da jornada 6×1, que já tem projetos tramitando na Câmara, Coutinho alerta que trará consequências para as empresas. O deputado vê como uma proposta populista em ano de eleição. Uma PEC sobre o tema, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), foi aprovada na semana passada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
Marília com a faca nos dentes
Marília Arraes reuniu alguns jornalistas e deu mostras de que está disposta a concorrer ao Senado na chapa do primo João Campos (PSB). Ela animou-se com a federação Solidariedade-PRD, contudo mantém as conversas com a direção nacional do PDT. Domingo, no ato contra a dosimetria, Marília disse que, se fosse senadora, não votaria a favor do projeto.
“Tudo na tranquilidade”
Outro que se diz animado para o Senado é Anderson Ferreira, depois dos incentivos da direção nacional do PL. Questionado sobre como está o clima para 2026, a resposta foi: “Tudo na tranquilidade”. Anderson calcula que atrai votos bolsonaristas e, principalmente, da direita lúcida.
Joelma em Jaboatão
O prefeito Mano Medeiros (PL) anunciará hoje a programação do Réveillon do Jaboatão dos Guararapes. Entre as principais atrações estará a cantora paraense Joelma. Ela se apresentará no polo da orla de Candeias. A Prefeitura também fará festa da virada em Jaboatão Centro.
Festa da pacificação
Com tudo resolvido na Assembleia Legislativa, amanhã tem a confraternização dos deputados. E não poderia ser em outro lugar, senão a Rua da União. No sábado, o presidente Álvaro Porto (PSDB) fará a festa de fim de ano na sua fazenda, em Canhotinho. O prefeito João Campos (PSB) está entre os principais convidados.