Fotos: Chico Bezerra/PMJG
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes implantará mais um Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), dessa vez no Assentamento Josias e Samuel, localizado no Lote 92, em Vila Rica. A iniciativa consiste na criação de grupos de voluntários dentro das áreas rurais, mobilizando e capacitando moradores para atuarem como elo entre a comunidade e a Prefeitura em situações de risco e desastres naturais, especialmente no período chuvoso.
Nesta terça-feira (12), houve uma reunião com representantes das secretarias Executiva de Defesa Civil e Executiva de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo com os moradores do assentamento. O objetivo foi chama-los para participar do NUPDEC, além de ouvir as suas demandas.
Para o prefeito Mano Medeiros (PL), a aproximação com a população é fundamental. “A gestão municipal tem percorrido todo o município, ouvindo as demandas dos moradores e definindo estratégias para melhor atendê-los. Nosso objetivo é ampliar a oferta de serviços públicos e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida da população jaboatonense”, destacou.
Entre as funções dos voluntários estão o apoio e a assistência a moradores afetados pelas chuvas, a comunicação rápida à Defesa Civil sobre ocorrências como alagamentos, deslizamentos de barreiras, quedas de pontes e outras situações emergenciais, além do compartilhamento de alertas preventivos.
Após a reunião, os moradores interessados realizaram cadastro e passaram a integrar o grupo de voluntários da Defesa Civil. Em breve, eles participarão de um curso prático de primeiros socorros e combate a incêndios e queimadas, que será coordenado pela Defesa Civil do Jaboatão. A data da capacitação ainda será definida.
Ainda esta semana, a equipe da Defesa Civil realizará uma vistoria técnica no assentamento para identificar pontos de risco e repassar orientações aos moradores. Também serão dadas recomendações sobre novas construções em áreas vulneráveis e medidas preventivas para reduzir riscos e evitar desastres.