Do Congresso em Foco
O governador de São Paulo, Tarcísio de Feitas (Republicanos), publicou nessa quinta-feira (4), em sua conta na rede social X, um vídeo no qual defende a concessão de anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e também ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
No vídeo, Tarcísio aparece discursando em um ato realizado em abril, na avenida Paulista, que reuniu quase 60 mil pessoas. Ele comparou o episódio à trajetória histórica do Brasil, marcada, segundo ele, por momentos de perdão institucional.
“Na história do Brasil, sempre tivemos anistia. Foi assim no período colonial, no período regencial, no 2º império, no início da República”, afirmou. O governador citou ainda exemplos de ex-presidentes que concederam anistias: Prudente de Morais, após as revoltas dos primeiros anos republicanos; Getúlio Vargas, depois da Intentona Comunista de 1935; Juscelino Kubitschek, em relação a militares envolvidos na tentativa de golpe de 1955; além da Lei da Anistia de 1979, que beneficiou perseguidos e agentes da ditadura militar.
“Por que não dar anistia agora?”, questionou.
Para Tarcísio, a medida seria um gesto de reconciliação nacional. “Pedir anistia não é uma heresia. Pedir anistia é algo justo, é real, é importante. A anistia para essas pessoas é o reencontro com a liberdade, com a justiça, com a esperança. E nós precisamos nos reencontrar com a esperança”, declarou.
Na legenda da publicação, reforçou o argumento: “A história já mostrou que a anistia e o perdão são os melhores remédios para pacificar o país”.