Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Anistia a Bolsonaro e ataques a Moraes: veja como foram atos pelo país

Foto: Fábio Vieira/Especial/Metrópoles

Com informações do Metrópoles e Estadão Conteúdo

Os atos realizados neste domingo (3/8) em defesa da anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)  e contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes levaram milhares de pessoas às ruas das principais cidades brasileiras. Bolsonaro não participou, mas acompanhou por vídeochamada.

As mobilizações foram marcadas para 62 municípios, distribuídos em todas as regiões do Brasil. Algumas manifestações ainda tiveram críticas ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Entre as frases mais exibidas nos cartazes que os participantes das manifestações portavam estavam pedidos de anistia a Bolsonaro e ataques a Lula e Moraes. Bolsonaro é réu, entre outras ações, no processo que julga os envolvidos na suposta trama golpista iniciada em 2022 para mantê-lo no poder, mesmo após as eleições que deram vitória a Lula.

O ato em São Paulo reuniu 37,6 mil apoiadores na Avenida Paulista. A estimativa é do Monitor do Debate Público do Meio Digital, da Universidade de São Paulo (USP), que fez o levantamento a partir de fotos aéreas em diversos momentos do ato.

A margem de erro é de 12%, o que faz com que o número possa variar entre 33,1 mil e 42,1 mil participantes.

O grupo que constantemente acompanha e faz a contagem de público de manifestações chegou a ser criticado pelo líder do PL na Câmara, deputado federal Sóstenes Cavalcante (RJ), que disse que a Universidade “não sabe contar os brasileiros”, e que este, segundo sua própria percepção, é o maior protesto bolsonarista até agora.

Em São Paulo, as principais lideranças presentes foram o pastor Silas Malafaia, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), e prefeito Ricardo Nunes (MDB), que subiu no trio elétrico das autoridades, mas não discursou.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade