Fotos: Blog Dantas Barreto
A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realizará eleição para a nova diretoria executiva, no final de fevereiro, e definiu a Comissão Eleitoral que cuidará do pleito, nesta terça-feira (14). Até o momento, o presidente e ex-prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (Podemos) é candidato à reeleição e tem como adversário o prefeito de Aliança, Pedro Freitas (PP). Porém, a ex-vice-presidente da Amupe e prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), está sendo estimulada a entrar na disputa.
Foram escolhidos para coordenar a eleição da Amupe os prefeitos do Cabo, Lula Cabral (SD); de Feira Nova, Joel Gonzaga (PSD); e de João Alfredo, João Martins (PSB). A Comissão definirá as datas para inscrição das candidaturas e a realização da eleição. A primeira reunião será na próxima semana
Marcelo está sem mandato, pois encerrou a sua segunda gestão em Paudalho, mas diz que ainda pode contribuir com a Amupe. Ele está há um ano no cargo, devido ao acordo firmado há dois anos. Márcia Conrado ficou na presidência em 2023 e ele na vice. Em 2024, Marcelo assumiu a presidência e Márcia renunciou para concorrer à reeleição em Serra Talhada.
Os contrários à reeleição de Marcelo alegam a importância da alternância de poder. Além disso, ele será candidato a deputado federal em 2026 e teria de se afastar da presidência. Seu candidato a vice será o prefeito de São Caetano, Josafá Almeida (UB).
Pedro Freitas assumiu o primeiro mandato de prefeito em Aliança e vem sendo incentivado a concorrer à presidência da Amupe pelo presidente estadual do PP, deputado Eduardo da Fonte. Ele se diz confiante de que poderá vencer a disputa e vem conquistando apoios.
Márcia Conrado surge como opção para unir os prefeitos e a eleição para a presidência ser por consenso. Há também uma possibilidade de composição entre a prefeita de Serra Talhada e Pedro Freitas.