Hoje, a governadora Raquel Lyra (PSD) quer deixar mais uma marca da sua gestão com o leilão de parte dos serviços da Compesa. Distribuição da água e o tratamento do esgoto ficarão a cargo da iniciativa privada por 35 anos. A estatal fará a captação e o tratamento da água. Pela proposta apresentada, as empresas ganhadoras investirão R$ 19,1 bilhões para universalizar o abastecimento e o saneamento até 2032, conforme estabelece o Marco Regulatório. Raquel argumenta que tomou essa iniciativa porque o Governo de Pernambuco não possui recursos suficientes para bancar. Essa será a segunda grande concessão do Estado. A primeira foi quando a fornecedora de energia, a Celpe, passou para a iniciativa privada, no ano 2000, época que Jarbas Vasconcelos era governador. Essa negociação deveria ter sido feita em 1998, último ano da gestão de Miguel Arraes, porém a oposição conseguiu barrar a negociação para garantir os louros a Jarbas. Passados 25 anos, a atual oposição tentou evitar que Raquel Lyra desse andamento à concessão dos serviços da Compesa, alegando que não houve debate suficiente, apesar das audiências públicas que aconteceram. Só que dessa vez a ocupante do Palácio do Campo das Princesas ganhou o cabo-de-guerra. O leilão começa às 10h, na B3 em São Paulo, e Raquel está certa de que baterá o martelo. E os pernambucanos que ainda sonham com água na torneira torcem para que isso um dia seja realidade.
Lula x Tarcísio x Flávio
Pesquisa Real Time Big Data mostra que o presidente Lula lidera os três cenários apresentados com 35% contra candidatos variados. Na direita, o melhor desempenho é de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), com 28%. Nos outros dois cenários sem Tarcísio, o segundo colocado é Flávio Bolsonaro (PL), com 17% e 20%, respectivamente.
Avaliação de governos
Já a pesquisa Atlas Intel coloca o presidenciável Ronaldo Caiado (UB-GO) como melhor governador do País, com 80% de aprovação e 15% de desaprovação. Nesse levantamento, a governadora Raquel Lyra (PSD) aparece no 25º lugar: 55% desaprovam e 33% aprovam sua gestão.
De olho nos cachês
Assim como nas festas juninas, o Tribunal de Contas do Estado quer que as prefeituras pernambucanas informem quanto vão pagar aos artistas que se apresentarão no Réveillon deste ano. O Painel do TCE mostrou discrepâncias em alguns cachês do São João.
Freire quer manter federação
Novo presidente do Cidadania, Roberto Freire quer manter a federação com o PSDB e não uma nova com o PSB. Além disso, defende o governador gaúcho, Eduardo Leite (PSD), para Presidente da República. Mas diz que a decisão será do próximo Congresso Nacional do partido. Freire reassumiu o Cidadania após Congresso de 2022 ter sido anulado pela Justiça.