Foto: Divulgação
O falecimento do deputado estadual José Patriota (PSB), nesta terça-feira (17), causou tristeza no meio político. Tanto aliados como adversários lamentam a perda. Político de bom trato, conseguiu circular bem ao longo da sua trajetória.
NOTA DE PESAR
Recebi com tristeza a notícia do falecimento do amigo e deputado José Patriota, um homem público que pautou sua vida pela defesa do Sertão e dos municípios pernambucanos. Deixa um legado construído como prefeito de Afogados da Ingazeira, deputado e presidente da Amupe, em diversos mandatos. O Governo de Pernambuco decretará luto oficial por sua partida. Toda a minha solidariedade aos familiares e inúmeros amigos neste momento de despedida.
Raquel Lyra
Governadora de Pernambuco
NOTA DE PESAR
Recebi com pesar a notícia de falecimento do amigo, deputado estadual e ex-prefeito José Patriota. Patriota foi um grande quadro da política de Pernambuco; referência nacional do movimento municipalista. Seu legado em prol do fortalecimento das administrações municipais vai ficar para sempre. Quero me solidarizar com a família, amigos e eleitores do deputado neste momento difícil. Patriota vai deixar saudade em todos nós!
Silvio Costa Filho
Ministro de Portos e Aeroportos
NOTA DE PESAR
Pernambuco perdeu, na madrugada desta terça-feira (17), um dos homens públicos que mais honra trouxe a este estado. O deputado José Patriota era um dos poucos que desfrutava da boa unanimidade, advinda do respeito e do fino trato dispensado por ele em suas relações pessoais e políticas e, mais ainda, pelo vigor com que defendia os interesses do povo pernambucano. Pernambuco fica menor sem José Patriota, que partiu tão cedo, aos 63 anos. Aos familiares, externamos toda a nossa solidariedade e registramos também o nosso desejo de que, da saudade que fica e da tristeza que agora sentimos, tiremos forças para levar adiante o seu legado em defesa de tempos melhores para nossas cidades e comunidades rurais, que é onde as pessoas vivem e onde precisam que as políticas públicas cheguem cada vez mais fortalecidas, como ele tanto defendia. José Patriota, presente!
Sileno Guedes
Presidente do PSB de Pernambuco
NOTA DE PESAR
“É com profunda tristeza que recebo a notícia do falecimento do meu amigo José Patriota. Além de um excelente prefeito, Patriota foi um incansável defensor da causa municipalista e um verdadeiro apaixonado pelo Pajeú, sempre dedicado a melhorar a qualidade de vida da população, especialmente no sertão. Prefeito de Afogados da Ingazeira, presidente da Amupe, deputado estadual, secretário de Agricultura, meu colega de PSB, Zé Patriota tinha muitas facetas, mas era único em sua dedicação ao serviço público”.
Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos. Zé, você fará muita falta!
Danilo Cabral
Superintendente da Sudene
NOTA DE PESAR
Hoje, Pernambuco perde um grande homem público. Meu amigo José Patriota foi um excelente parlamentar, atuante e comprometido. Como prefeito da sua tão amada cidade, Afogados da Ingazeira, foi um gestor diferenciado. À frente da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) deu vez e voz aos municípios pernambucanos, era um municipalista nato. Uma grande perda para todos nós que tivemos o privilégio de o conhecer e conviver com ele.
Que Deus conforte a todos os familiares e a nós, seus amigos e colegas de Assembleia.
Izaías Régis
Deputado estadual
NOTA DE PESAR
“Hoje em Pernambuco o dia amanhece com forte sentimento de perda. José Patriota, um amigo fraterno, portador de valores humanos superlativos, de alma simples e grande saber, mudou de dimensão. Vai fazer falta a muita gente, em particular aos sertanejos do Pajeú que o tinham como maior referência. Meus sentimentos aos amigos e à toda sua família”.
Fernando Dueire
Senador da República
NOTA DE PESAR
“Um homem e político sério , dedicado, comprometido com Pernambuco e principalmente com sua região: o Sertão do Pajeú. Pra mim deixará saudades”.
Coronel Alberto Feitosa
Deputado estadual
NOTA DE PESAR
“Hoje (17/09) Pernambuco perdeu um dos seus melhores deputados, a política perdeu um dos seus mais dignos, competentes e comprometidos representantes e eu, particularmente, perdi um amigo a quem estimava e admirava. José Coimbra Patriota Filho nos deixou aos 63 anos. Era um político aguerrido, incansável, trabalhador, democrata e compromissado com tudo que se envolvia. Dedicou mais de 40 anos à militância e à gestão pública, tendo sido assessor da Fetape, vice-prefeito e prefeito de Afogados da Ingazeira, sua terra natal, secretário estadual, presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) por cinco mandatos consecutivos e estava em seu primeiro mandato de deputado estadual. Como colega na Alepe sempre foi ativo, presente, íntegro e defensor dos interesses do povo pernambucano. José Patriota conhecia como poucos as áreas mais remotas de Pernambuco e será sempre lembrado por sua luta em favor dos mais vulneráveis e pelo seu amor pelo Sertão. Quero deixar meu abraço carinhoso a sua esposa Madalena e aos filhos Patriane, Juliana, Marília e Neto. Meus sentimentos a todos que tiveram o privilégio de conviver com José Patriota”.
Waldemar Borges
Deputado estadual