A governadora Raquel Lyra (PSD) passará duas semanas prospectando negócios na China e na Dinamarca, a partir de hoje, mas antes de embarcar deixará garantido o empréstimo de R$ 1,4 bilhão junto ao Banco do Brasil, já aprovado pela Assembleia Legislativa. Com esse dinheiro promete obras nas áreas de saúde, segurança pública e infraestrutura. Também dará ordem de serviços para outros projetos. E espera retornar com notícias positivas para a economia de Pernambuco. Por outro lado, Raquel viaja com, pelo menos, duas pendências na Assembleia Legislativa. O empréstimo de R$ 1,7 bilhão que solicitou foi aprovado nas principais comissões do parlamento, contudo numa estratégia articulada com a relatora, deputada Débora Almeida (PSDB). O substitutivo estabelece que metade dos recursos seja dividida com os municípios para que a oposição tivesse que votar a favor. Agora depende do presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), pautar no plenário. Então, os governistas derrotam a proposta de Débora e aprovam o projeto original. A outra pendência diz respeito à LDO, que teve emendas da oposição vetadas por Raquel Lyra e está nas mãos do deputado Waldemar Borges (MDB). A LDO não será novamente discutida hoje na CCLJ. Ontem ele avisou que seu parecer é contra os vetos, mas a líder do Governo, Socorro Pimentel (UB), pediu para analisar as sugestões.
Manuca será candidato
O secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco, Manuca, procurou, ontem, desfazer os boatos de que não seria candidato a deputado federal pelo Avante. Nos bastidores da política, a conversa era de que tinha desistido. “Serei candidato, sim”, afirmou. Manuca assumiu a pasta em março deste ano e sairá em abril de 2026.
Estabilidade na Compesa
A vereadora Kari Santos (PT) acompanhou o protesto de servidores da Compesa contra a concessão de serviços e perguntou à líder do Governo na Alepe, Socorro Pimentel (UB), se os empregos serão preservados. A deputada garantiu que sim e há um acordo nesse sentido.
Rumo ao interior
O vereador recifense Fred Ferreira (PL) vem tendo apoios de prefeitos para disputar mandato de deputado estadual. O mais recente é Edson Quebra Santo (PP), de Lagoa do Ouro. Já tinha Zé Elias (PP), de Calçados; e Elias Meu Fii (MDB), de Pombos, que apoiava o deputado Joaquim Lira (PV).
Planos de Zé Queiroz
Presidente do PDT-PE, Zé Queiroz tenta convencer o dirigente nacional Carlos Lupi a formar uma federação com outros partidos. Enquanto isso, busca montar uma chapa para ser candidato a deputado estadual. Porém, Queiroz admite que, não havendo federação, tem prazo para analisar opções. Na Assembleia Legislativa se fala que ele pode disputar pelo PT. “Espero que Lupi não atrapalhe os planos”, diz.