Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

À caça dos eleitores

A partir deste sábado, os candidatos a prefeito e vereador começam a ter as chapas oficializadas nas convenções, para poderem ir à caça dos eleitores. O prazo para que as candidaturas sejam homologadas é até 5 de agosto. Campanha de rua, mesmo, só a partir de 16 agosto, mas até a Justiça Eleitoral tem ciência de que o corpo a corpo começou faz tempo. Ontem, o TRE divulgou que Pernambuco tem 7.152.871 eleitores, só que ninguém precisa ir atrás de todos porque a disputa é municipal. Ou seja, as estruturas das campanhas serão conforme o tamanho do eleitorado de cada cidade e, evidentemente, do nível de disputa. No Recife, são 1.219.917 cidadãos com direito a votar, e cinco candidatos estão na disputa pela prefeitura. Jaboatão dos Guararapes tem o segundo maior número, com 487.903 eleitores sendo disputados por quatro candidatos. Em Ingazeira, no Sertão, o TRE informou que são apenas 4.368 eleitores cadastrados. Somente 400 a menos que o total da população – 4.768 -, conforme o Censo do IBGE. Mas curiosa é a situação de Itacuruba, onde o número de eleitores, 4.924, é maior que a quantidade de habitantes, 4.284. Essa é uma característica antiga da cidade sertaneja, desde que teve de mudar de lugar devido à construção da Barragem de Itaparica e a antiga sede foi inundada. De olho mesmo nos mais de 7 milhões de eleitores estão alguns partidos e aqueles políticos que já vislumbram as eleições de 2026. Quanto mais prefeitos conseguirem eleger, mais cacife terão para negociar alianças e espaços nas futuras chapas majoritárias.

Convenção Psol/Rede

Muito se especula que, devido o prefeito João Campos (PT) não ter cedido a vice ao PT, haverá dissidência petista em favor da candidatura da federação Psol/Rede. Mas nessa mesma federação não há união entre os dois partidos. Na manhã deste sábado, tem a convenção interna, e a festiva à tarde, na Casa Marielle Franco, sede do Psol.

Ausência de Luciana Santos

A conversa entre o presidente Lula (PT) e o prefeito João Campos (PSB) também foi para definir que o candidato a vice-prefeito será do PCdoB. Estavam presentes os presidentes nacionais do PT e do PSB. Mas a dirigente do PCdoB, Luciana Santos, não participou.

Motivos para ausência

Há motivos para a ausência de Luciana Santos no encontro. A conversa girou sobre outras cidades onde há interesses do PT e PSB. Mas também ficaria chato ela testemunhar o “não” de João Campos a Lula, que é seu chefe, sendo o PCdoB beneficiado.

Convenções no interior

O Podemos realiza, na noite deste sábado, a convenção para homologar a candidatura à reeleição do prefeito de Orlando Jorge, no Colombo Sport Club. No domingo, a prefeita de Canhotinho, Sandra Paes (Republicanos) comandará a sua convenção para tentar renovar o mandato. Heitor de Enoque (PL) também terá a candidatura oficializada, no município de Moreno.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade