Foto: AFP
Um dia depois de Jair Bolsonaro (PL) reunir um grande número de apoiadores e ter a presença do presidente da Argentina, Javier Milei, no evento em Santa Catarina, a Polícia Federal divulgou uma tremenda bomba contra ele. E, para piorar, revelando a delação do general da reserva Mauro Lorena, pai do ex-ajudante de Ordens, o tenente-coronel Mauro Cid, a respeito do esquema das joias. Pelo que ele contou, o ex-presidente sabia de tudo e orientava como os auxiliares deveriam agir na venda dos presentes que não eram pessoais e no repasse dos valores obtidos. A investigação aponta uma movimentação de R$ 6,8 milhões e com muito dinheiro entregue entre quatro paredes. A PF tem imagens comprometedoras e o assunto não está mais sob sigilo. Até agora, Bolsonaro vem tentando desviar o foco das denúncias, mas os novos fatos são revelados pela mesma Polícia Federal que encontrou provas contra Lula e que o levaram à prisão. Havia uma expectativa de que as denúncias contra Bolsonaro, tanto em relação às joias quanto sobre a tentativa de golpe, só fossem feitas após as eleições municipais deste ano, mas o vento mudou de direção e o prazo deverá ser abreviado. E isso tornará o clima das eleições ainda mais tenso. Mesmo sendo uma disputa por prefeituras e estando em jogo o dia a dia do cidadão, os dois lados querem a todo custo nacionalizar os discursos, como se o suposto candidato de Lula ou de Bolsonaro seja o único argumento para solucionar todos os problemas das cidades. Em 2020, já vimos essa cena, com os petistas sendo apontados até por atuais aliados como o pior que existia na face da terra.
Vistoria sem divulgação
Desde o último sábado, que os prefeitos estão impedidos de participar de atos oficiais, mas podem, por exemplo, fazer vistorias de obras. Só não devem fazer divulgação dessas visitas. Quem for candidato à reeleição e divulgar a tal vistoria corre risco de responder na Justiça Eleitoral por abuso de poder, já que estaria usando a máquina para renovar o mandato.
Canais de denúncia
O Ministério Público Eleitoral está com canais à disposição para denúncias de irregularidades: Whatsapp (81) 99679-0221 o site www.mppe.mp.br, Disque MPPE 127, Whatsapp com atendimento em libras: (081) 99316-2600 ou www.bit.ly/ouvidoriamppe-libras.
Vice de Mirella
Dos nomes cotados para vice de Mirella Almeida (PSD), Severino Júnior está bem na fita, conforme os bastidores olindenses. Ele teria apoio de seis partidos que compõem a aliança. Mas Chiquinho (SD) continua bem cotado para a vaga. Odin Neves (Rep) corre por fora.
Nova ameaça de greve
Depois de enfrentar uma paralisação de 65 dias dos professores universitários, o Governo Federal poderá ver os metroviários entrarem em greve, a partir do dia 25. No Recife, a categoria fará assembleia às 18h, na Estação Central. Reivindicam tirar o metrô do programa de desestatização, acordo coletivo especial e tarifa social de R$ 2,00.