Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Abrasel reclama da carga tributária e vê reforma como positiva

Pesquisa divulgada pela Abrasel de Pernambuco mostra o quanto a carga tributária afeta o desempenho financeiro do setor. De acordo com dados de maio, 82% dos empreendedores enfrentam dívidas com impostos federais, 59% com impostos estaduais e 43% com empréstimos bancários, entre outras obrigações. Mesmo assim, parte dos bares obtiveram lucro e a Abrasel confia nos benefícios da Reforma Tributária que está tramitando no Congresso Nacional.

A pesquisa revelou que 43% das empresas do setor lucraram em maio de 2024, enquanto 22% operaram em prejuízo. Além disso, 30% dos estabelecimentos não conseguiram aumentar os preços nos últimos 12 meses, mantendo-se estáveis em relação à pesquisa anterior.

Para o presidente da Abrasel em Pernambuco, Tony Sousa, “é fundamental unirmos esforços para superar as dificuldades e encontrar soluções que promovam a recuperação e o crescimento dos negócios locais”. A Associação ressalta “a importância de políticas e ações que possam apoiar os empresários do setor de alimentação fora do lar em Pernambuco, visando não apenas a superação dos desafios atuais, mas também a promoção do crescimento econômico local”.

REFORMA TRIBUTÁRIA

De acordo com a nota divulgada à imprensa, a Abrasel ficou satisfeita com o relatório do Grupo de Trabalho sobre a Reforma Tributária, apresentado na última quinta-feira. O setor considera que os principais pleitos foram atendidos, como a exclusão das receitas que não são apropriadas pelos estabelecimentos, como as gorjetas e as taxas de delivery. A inclusão dos bares e restaurantes no regime de não cumulatividade, que permite às empresas contribuintes apropriar créditos, também é uma vitória para o setor.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade