Os últimos dois dias foram marcados por exonerações de secretários e auxiliares estaduais e municipais, que serão ou não candidatos nas eleições municipais. O interessante é que a maioria entrou no jogo para vice. No Recife foram dois, em Olinda e Caruaru, três secretários também ficaram à disposição. Na Capital, estão no páreo Marília Dantas (MDB) e Victor Marques (PCdoB). O neo-comunista estaria com certa vantagem, pois “contemplaria” a federação PT/PCdoB/PV na chapa do prefeito e ex-chefe João Campos (PSB). Mas há uma ala petista vendo isso como uma trela do gestor recifense. No próprio PT, há uma expectativa quanto a saída de Mozart Sales da Assessoria Especial do Ministério das Relações Institucionais, até 6 de julho, porque seu cargo é vinculado à Presidência da República. O deputado Carlos Veras (PT) não precisa se licenciar da Câmara Federal. Praticamente certa está Mariana Melo (PSDB), que deixou o cargo no Estado para ser vice do também ex-secretário Daniel Coelho (PSD). Em Olinda, a pré-candidata governista, Mirella Almeida (PSD), também deixou de ser secretária e poderá ter um ex-colega na chapa. Saíram os então secretários Severino Júnior (Avante), Chiquinho (Solidariedade) e Odin Neves (Republicanos). Correndo por fora tem Evandro Avelar (PSDB). O mais cotado para a vaga de vice é Odin. Em Caruaru, o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) colocou no jogo os ex-auxiliares Aline Tibúrcio, Luana Marabuco e Anderson Luiz.
Petista aguarda definição
Com a decisão de Luciana Santos (PCdoB) de continuar ministra, Vinícius Castello (PT) aguarda a decisão nacional da federação PT/PCdoB/PV e as conversas com o PSB,
para confirmar sua candidatura a prefeito de Olinda. Defende que a definição seja o quanto antes, já que falta um mês e meio para o início das convenções. “Já tenho apoio dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão”, garante.
PSB vai tratar sobre Olinda
O presidente do PSB, Sileno Guedes, disse que vai “aprofundar o diálogo com as forças de esquerda que estão na oposição em Olinda”. “A deputada Gleide Ângelo é um importante e forte quadro que o PSB oferece, mas não há posição tomada”, disse Sileno.
Pacote de reajustes
A governadora Raquel Lyra (PSDB) está juntando um pacote de projetos de reajustes salariais de servidores para enviar à Assembleia Legislativa. Cerca de 10 categorias já fizeram acordo e não deverá haver dificuldades nas votações em plenário.
Síndrome de Tourette
O hoje é dia de celebrar o Dia Municipal da Conscientização da Síndrome de Tourette, no Recife. A lei de autoria da vereadora Ana Lúcia (Rep) foi sancionada, nesta semana, pelo prefeito João Campos (PSB). “A data tem por finalidade esclarecer a população sobre a importância do apoio aos portadores da Síndrome e as problemáticas vividas no dia a dia”, ressalta a parlamentar.