Foto: Pericles Chagas/Sintepe
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) divulgou o resultado da assembleia geral realizada, na noite da última terça-feira (28), quando foi aprovada a proposta de reajuste salarial dos professores e todos os profissionais da rede estadual. O acordo entre o Sintepe e o Governo do Estado foi fechado na segunda-feira e agora fica faltando o envio do projeto para a Assembleia Legislativa. Os salários com aumentos já devem ser pagos no mês de junho.
De acordo com a nota divulgada pelo sindicato, para os todos os cargos, o reajuste se dará a partir do mês de junho de 2024. Para aqueles professores que recebem vencimento base abaixo do Piso Nacional do Magistério, o reajuste se dará com efeitos retroativos ao mês de janeiro de 2024.
Com a aprovação do reajuste, os profissionais de educação do Estado vão se localizar entre os percentuais de 3,62%, para quem recebia abaixo do piso salarial do magistério ou para professores de nível médio, chegando a 26,67%, no caso de professores(as) que tenham Mestrado e Doutorado. Nesta grade de aumento, grande parte dos educadores receberão aumentos entre 3,64% e 15% de reajuste. Recebem reajuste linear de 8,6% todos os servidores administrativos e analistas educacionais.
O Piso Salarial do Magistério é a remuneração mínima que um professor de rede pública pode deve receber em todo o país para uma carga horária de 200 horas/aula. O piso em 2024 foi reajustado em 3,64%, correspondendo a R$ 4.580,57.
Apesar da campanha salarial ter encerrado, o Sintepe avisa que continua reivindicando outras questões para garantir melhores condições de trabalho dos profissionais e ensino para os alunos. Na lista constam climatização das escolas, reformas prioritárias e melhoria da merenda.