Foto: Marlon Diego/Prefeitura do Recife
O Ministério da Educação divulgou novos dados sobre os índices de alfabetização em 2023 e deu motivo para comemoração na Prefeitura do Recife. De acordo com as informações oficiais, a Capital pernambucana alcançou o percentual de de 62,4% de alunos que foram alfabetizados na idade certa. O anúncio ocorreu, nesta terça-feira (28), em Brasília, e faz parte do primeiro relatório do programa Criança Alfabetizada, do Governo Federal.
A comemoração se dá porque o Recife saltou da 15ª para 6ª posição entre as capitais brasileiras. Os 62,4% estão acima da média nacional de 56% e da média de 59% alcançada pelo Governo do Estado. O Recife ainda ficou à frente de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador. Em 2021, ocupava o 21º lugar.
“Entendemos que o programa Criança Alfabetizada é um compromisso nacional para melhorar a qualidade do ensino e elevar os resultados de aprendizagem dos estudantes de todo o país. Os números do Recife refletem todo o esforço e todo o investimento que a cidade tem feito na educação. Ainda em 2021, lançamos o nosso programa Primeiras Letras, por meio da Secretaria de Educação, para alfabetizar os estudantes na idade certa. Este é o maior programa de alfabetização da história da Rede Municipal de Ensino do Recife, beneficiando mais de 35 mil estudantes em 260 unidades de ensino da rede municipal”, disse o prefeito João Campos.
Segundo ele, estão sendo colhidos agora já os resultados concretos de um trabalho contínuo. “A educação é a base para que as nossas crianças cresçam e se desenvolvam da melhor forma possível”, afirmou o prefeito.
Até o final de 2024, a Prefeitura do Recife prevê o investimento de R$ 20 milhões no Programa Primeiras Letras. É um projeto multisetorial, com seis eixos diferentes, incluindo formação de professores, de coordenadores e de gestores, material didático, matriz curricular, integração das escolas, incentivos para as escolas, além do trabalho em parceria como nossos professores, gestores e coordenadores pedagógicos a fim de apoiar atividades realizadas dentro do ambiente escolar.