Foto: Chico Ferreira/Divulgação
O deputado federal Pedro Campos (PSB) tomou a iniciativa de apresentar projeto de lei instituindo o Sistema Nacional de Centrais de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para Pessoas com Deficiências Auditivas, Surdos e Surdocegos. A proposta visa possibilitar às pessoas surdas terem a comunicação auxiliada inclusive por ligações em vídeos, quando necessário.
“O nosso projeto visa nacionalizar as Centrais de Libra, iniciativa que existe em alguns estados e cidades. As centrais permitem que a pessoa surda possa acessar qualquer serviço público fazendo uma ligação e tendo um intérprete de Libras que ajude na intermediação”, afirmou o deputado.0
No Brasil, cerca de nove milhões de pessoas apresentam alguma deficiência auditiva. Para o parlamentar, as Centrais da Libras irão dar dignidade e acesso a direitos das pessoas com deficiência.
“Imagina você ir no posto de saúde e o médico não entender o que você está falando? Ou você ir na escola matricular o seu filho e a diretora não entender o que você está falando. Ou você não comunicar para emissão de um documento simples? É isso que acontece diariamente com mais de 2 milhões de brasileiros que utilizam a Língua Brasileira de Sinais para se comunicar. Precisamos mudar essa realidade”, ressaltou Pedro Campos.