O placar de 5 x 1 no pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE) em favor da Medida Cautelar que segura, principalmente, os servidores do Governo do Estado nos cargos de secretários municipais do Recife, até o final do ano, serviu de alerta. A governadora Raquel Lyra (PSDB) tem suas razões ao chamar de volta seu pessoal, mas não da forma que fez, como deixaram claro os conselheiros. A denúncia ao Ministério Público de Contas partiu do prefeito João Campos (PSB), porém o chamamento do Governo valeu para todos os servidores estaduais à disposição de gestões municipais. Até o conselheiro Carlos Neves, o único contrário à Cautelar do relator Eduardo Porto, disse que os funcionários deveriam ter ser comunicados individualmente. Boa parte atua em funções relevantes e se torna complicado na medida em que o espaço fica vago de uma hora para a outra. Ainda mais quando é de alto comando. Além disso, os conselheiros levantaram a preocupação com relação a quem mora em cidades do interior. São pessoas que têm suas vidas estabelecidas, com moradias, familiares com empregos e até filhos nas escolas. E, de repente, têm que largar tudo para voltar ao Recife. A Medida Cautelar segura por mais tempo quem está nos escalões superiores das prefeituras, mas os demais têm prazo de 120 dias para serem devolvidos. Um tempo considerado razoável pelos conselheiros do TCE. Até ontem, Raquel Lyra avaliava se recorrerá a outras instâncias.
Não acreditaram
Na defesa que fez no TCE, o procurador-geral do Estado, Antiógenes Viana, fez questão de deixar claro que nem a Prefeitura do Recife e nem as demais gestões se prepararam para substituir os servidores cedidos pelo Governo. O prazo era 31 de dezembro de 2023, mas os prefeitos acreditavam que a renovação seria automática.
Bloco da Paz
Um dia depois de os policiais civis anunciarem greve durante o Carnaval, a Associação dos Cabos e Soldados (ACS) divulgou nota ressaltando a presença dos PMs nas ruas, para garantir a segurança da população e a ordem pública. A ACS lançou a campanha “Nosso Bloco é da Paz” em todo Pernambuco.
Quem filia mais?
Há uma verdadeira disputa entre alguns partidos para ver qual filia mais gente, principalmente, pré-candidatos a prefeito. PSDB, Solidariedade, PP, PSD e PL estão nesse corre corre do Litoral ao Sertão de Pernambuco. Agora é aguardar as eleições para ver quem vai conquistar mais prefeituras.
Último ato
O último ato formalizado entre o Ministério da Previdência Social e a Prefeitura do Recife, com os pedetistas Carlos Lupi e Wolney Queiroz ainda de boa com o prefeito João Campos (PSB), foi a cessão definitiva do Parque da Jaqueira para a Capital. A área pertencia ao INSS. A vice-prefeita Isabela de Roldão (PDT) agradeceu aos dois correligionários. Hoje o PDT entra no Governo Raquel Lyra.