Foto: Reprodução
A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara do Recife recebeu, nesta quinta-feira (19), denúncia do vereador Chico Kiko (PSB) contra Eduardo Moura (Novo) devido ao gesto de “chifrinhos” que o parlamentar fez, na sessão ordinária do dia 10 deste mês. O socialista acusa Moura de quebra de decoro e pede que seja instaurado processo disciplinar. Chico Kiko considera que o oposicionista merece ter o mandato cassado.
No Processo Administrativo n⁰ 449/2026, o vereador do PSB acusa Eduardo de afrontar os princípios que regem o exercício do mandato. “A conduta do vereador Eduardo Moura não deve ser classificada como um mero deslize ou um excesso pontual, mas um ato de desrespeito público e flagrante a um colega e a uma instituição centenária que deveria ser preservada”, salienta Chico Kiko.
Ele anexou fotos para comprovar a atitude do vereador do Novo. O caso também segue na justiça comum, onde Chico Kiko apresentou queixa crime por injúria e difamação.
DESCULPAS
No mesmo dia em que Chico Kiko reclamou da atitude do “colega”, Eduardo Moura pediu desculpas e admitiu ter agido de forma incorreta. Porém, esclareceu que, na ocasião, Chico Kiko havia se posicionado junto à bancada para que a câmera que fazia transmissão ao vivo da sessão não o mostrasse protestando contra o aparte do líder do Governo, Samuel Salazar (MDB).
O Blog Dantas Barreto entrou em contato com o vereador Eduardo Moura para repercutir a denúncia de Chico Kiko. Espaço está aberto para seu pronunciamento.