Foto: Divulgação
O presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB), se reuniu com produtores de cana, nesta quarta-feira (11), para ouvir deles a reivindicação de que destrave a Lei Orçamentária Anual (2026), para que o Estado possa liberar recursos visando à compra de fertilizantes. Porto se solidarizou com a categoria e marcou outra reunião para amanhã, com a presença do secretário estadual de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques.
Segundo o presidente, a decisão de marcar o encontro já para amanhã foi tomada por conta da urgência que a questão impõe. O grupo tinha proposto, inicialmente, que a reunião fosse realizada apenas depois carnaval. Porém, Porto achou por bem acelerar agenda.
“Sabemos das dificuldades decorrentes da estiagem, da queda no valor da tonelada da cana e das consequências do tarifaço dos Estados Unidos sobre o açúcar. O setor, que é estratégico para Pernambuco, tanto na geração de divisas quanto na geração de empregos e movimentação de uma forte cadeia produtiva, necessita, urgentemente, de medidas de que solucionem esta crise”, justificou.
Porto destacou que o setor responde por mais 70 mil empregos diretos e outros 200 mil indiretos, englobando mais de 60 municípios. “Estamos atentos e sensíveis às dificuldades enfrentadas e sabemos dos efeitos negativos que a crise impõe a quem trabalha com cana no estado. A Assembleia, naturalmente, está empenhada em agir para que a produção seja restabelecida, os prejuízos sanados e os empregos, principalmente na zona rural, assegurados”, completou.
O Estado está sem orçamento, desde o início do ano, devido aos vetos da governadora Raquel Lyra (PSD) a trechos da Lei aprovada pelos deputados. O principal se refere ao limite de remanejamento de recursos. Foi aprovado 10%, mas a governadora quer que seja 20%.
Os vetos estão tramitando na Comissão de Finanças da Assembleia, só que ainda não há prazo para ser pautado e a tendência é que as pautas do Legislativo fiquem travadas logo depois do Carnaval. Há, inclusive, uma audiência marcada para o dia 20 com o secretário Fabrício Marques para tratar o assunto.
Produtores de cana fazem apelo para a Alepe destravar LOA 2026. Setor depende de recursos do Estado