Janela em um mês

Foto: Blog Dantas Barreto

Daqui a um mês será aberta a janela para deputados estaduais e federais trocarem de partidos sem risco de perda dos mandatos. O prazo final é 4 de abril. Foi o artifício criado para que cada um possa mudar de lado ou calcular a melhor alternativa para a reeleição. Na Assembleia Legislativa, as mudanças se aproximam de 20. Alguns parlamentares já estão decididos, enquanto outros ainda fazem as contas. Até porque nem todas as legendas que hoje têm representantes montarão chapas competitivas, enquanto outras, que atualmente não têm deputados, surgem com força. O PSD é um exemplo, pois é presidido pela governadora Raquel Lyra e passará a ter deputados estaduais e federais. Meta é eleger boas bancadas. O mesmo vale para o Podemos e Novo. O MDB trabalha para ter chapa federal, enquanto o PSDB monta uma estratégia com o PRD visando eleger estaduais. Uma das siglas poderá ser a escolhida para receber os candidatos. E é aí que entram os cálculos. No PSD, PSB e federação União Progressista, por exemplo, se prevê que com 50 mil votos haja chance para se eleger deputado estadual. Mas há outras siglas que a votação terá de ser maior. Já Podemos calcula que, obtendo 40 mil, é vitória garantida, mas o limite pode diminuir com a filiação do vereador Gilson Filho (PL). Há expectativa de a Assembleia Legislativa receber, em 2027, pelo menos 15 novatos. Os mesmos cálculos estão sendo feitos entre deputados federais, mas não deve chegar a 10 o número de parlamentares que trocarão de partidos.

Demora para desgastar

O pedido de impeachment contra João Campos (PSB) foi derrotado ontem mesmo, até porque o prefeito do Recife tem a Mesa Diretora da Câmara ao seu lado. Na Assembleia Legislativa, a situação é diferente. Para a oposição é melhor que demore até ser pautado, para o assunto continuar rendendo, visando desgastar a governadora Raquel Lyra (PSD).

“Sem consistência”

O deputado João Paulo (PT) avalia que não há consistência tanto no pedido de impeachment contra o prefeito João Campos (PSB), quanto contra a governadora Raquel Lyra (PSD). O petista afirma que a oposição não terá votos suficientes, da mesma forma que foi na Câmara do Recife.

Só se for Ratinho Jr.

No PSD há certeza de que, havendo candidato à Presidência, o escolhido será o governador do Paraná, Ratinho Jr. por ser capaz de atrair mais a simpatia de siglas e eleitores de centro. Com isso, há expectativa de que, em um mês, o partido decida sua situação no Governo Lula.

Festa do PT em Salvador

O PT vai comemorar 46 anos de fundação com uma programação que começa amanhã e vai até sábado, em Salvador. O presidente Lula participará do ato político de sábado. Quem está animada para ir é a deputada estadual Dani Portela, que trocará o Psol pelo PT e marcou para 13 de março a assinatura da ficha de filiação.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade