Lula confirma viagem a Washington para encontro com Trump

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, na manhã dessa segunda-feira, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre temas da agenda internacional. O chefe de Estado brasileiro sugeriu que a Palestina passe a ter um assento no chamado Conselho da Paz, criado pelo norte-americano.

Ele argumentou que a inclusão da Palestina dará maior legitimidade às discussões e defendeu que o grupo tenha um escopo mais restrito, concentrando-se exclusivamente nas questões relacionadas à Faixa de Gaza.

Lula também confirmou que viajará a Washington para se encontrar com o republicano. A visita deve ocorrer após a ida do chefe do Executivo brasileiro à Índia e à Coreia do Sul em fevereiro. A data exata ainda será definida em breve pelas equipes diplomáticas.

O teor da conversa dessa segunda-feira foi divulgado pelo Palácio do Planalto. Segundo o governo brasileiro, Lula aproveitou a ocasião para reforçar sua posição histórica em favor de uma reforma ampla da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele voltou a defender a ampliação do número de países com assento permanente no Conselho de Segurança, como forma de tornar o órgão mais representativo da atual configuração geopolítica global.

O chefe do Executivo está entre os líderes internacionais convidados a integrar o Conselho da Paz, mas ainda não deu uma resposta ao convite. Na semana passada, durante um evento realizado em Salvador, ele manifestou publicamente reservas em relação à proposta.

Na avaliação do presidente, a iniciativa de Trump pode resultar na criação de uma estrutura paralela à ONU, com o objetivo de concentrar maior poder político sob a liderança do governo norte-americano.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade