Foto: Yaci Ribeiro/ Secom
No discurso de mais de uma hora, a governadora Raquel Lyra (PSD) soltou algumas informações para os prefeitos presentes na Assembleia Extraordinária da Amupe, em Gravatá. Uma delas foi sobre a construção de um prédio para reforçar o atendimento do Hospital da Restauração. Deu só uma pincelada na informação, mas a nova ala ficará ao lado da Emergência e faz parte dos investimentos para recuperar o HR. A reforma é feita por etapas no hospital e é alvo de cobranças por parte da oposição. A reclamação é sobre a demora para a conclusão das obras. Ontem, inclusive, o deputado Sileno Guedes (PSB) esteve lá e encontrou os elevadores sem funcionar. O Governo contra-argumenta, com certa razão, que seus adversários lhe entregaram o HR com as estruturas comprometidas. E que tem de fazer a reforma sem paralisar o atendimento. Raquel também afirmou que, nos próximos dias, será publicado o edital de licitação para construir o Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns. Ela disse que foram 18 meses de negociação com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), mas que finalmente vai virar realidade. No seu discurso, Raquel ressaltou que sua gestão dará uma guinada neste ano, depois dos reveses do inicio da gestão. E relembrou o que não encontrou em 2023. “Eu não podia fazer nada porque não tinha dinheiro…Eu preferi assumir o ônus e dizer a verdade. Em três meses, eu perdi 60% de aprovação…Porque, no passado recente, houve um monte de promessas. Quando eu cheguei, disse: “Não existe nada”.
Problemas no setor da cana
Fornecedores de cana estiveram com o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, para relatar as dificuldades do setor. A safra está atrasada, tem o impacto do tarifaço dos EUA e queda de rendimento. Um dos assuntos tratados foi sobre e alguma proposta para compra de fertilizantes. Outra reunião está marcada para a próxima quarta-feira.
R$ 2,3 bi economizados
O conselheiro Valdecir Pascoal deixou a presidência do TCE com dados positivos. No balanço do mandato, está a economia de R$ 2,3 bilhões aos cofres públicos, no biênio 2024/2025. As ações preventivas evitaram que os governantes fizessem gastos desnecessários.
Expectativa da vinda
O presidente Lula (PT) tem uma pré-agenda na Paraíba, no próximo mês de fevereiro, que ainda será confirmada. Como o ministro Silvio Costa Filho disse que ele pode vir a Pernambuco no Carnaval, é possível que o Palácio do Planalto concilie as datas e Lula dê uma esticada até o Recife.
A volta de Álvaro Porto
As férias do presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB), encerram hoje e ele chega em meio às discussões da convocação extraordinária. Evidentemente, que está ciente das articulações da oposição para esticar o quanto der a votação dos projetos do Governo, que vêm sendo acompanhadas pelo presidente interino, Rodrigo Farias (PSB).