Foto: Francisco Silva/DP
Há 23 anos no mercado, a empresa pernambucana Surfix Cloud & Data Center conquistou certificado Tier III concedido pelo Uptime Institute, em reconhecimento à infraestrutura que oferece. No Norte/Nordeste, apenas três data centers possuem Tier III – as outras duas são do Ceará. Para atingir o terceiro estágio da certificação, a direção da Surfix fez um investimento de R$ 2,5 milhões.
Para obter esse reconhecimento, a empresa precisa dar uma garantia de que o serviço oferecido aos clientes não pode parar. Por conta disso, foram adquiridos equipamentos em dobro, assim como são as instalações. Dessa forma, se houver alguma intercorrência, como falta de energia, há geradores, baterias e outros instrumentos que mantêm a operação.
De acordo o diretor executivo Aresk Melo, o índice de segurança de funcionamento é de 99,9%. Ou seja, a possibilidade de parar tudo é de duas horas por ano, mas Melo afirma que isso ainda não ocorreu, tranquilizando as quase 500 empresas para as quais a Surfix presta serviço de data center.
O próximo passo, segundo Aresk, é expandir os negócios para outras capitais brasileiras e a primeira será Salvador. O executivo disse que a Surfix chegará à Bahia e demais estados já com certificado Tier III.
“Nós temos diferenciais em relação a outros data centers: proximidade do cliente, infraestrutura certificada e outros serviços como cloud computing, serviços de data center, cibersegurança avançada, conectividade e telefonia digital”, ressalta Aresk Melo.
“Nosso propósito é simplificar a vida das pessoas e das empresas, oferecendo tecnologia segura, integrada e de alto desempenho, com governança e proximidade. Cada solução é pensada para garantir entrega com qualidade, confiança e continuidade dos serviços prestados, sempre com foco no desenvolvimento dos nossos clientes”, acrescenta Dárcio Macedo Filho, diretor institucional da Surfix.
Wagner Medeiros, diretor de Produtos e Inovações, salienta que a Surfix se planeja e trabalha “sempre pensando em formas de gastar menos energia para oferecer preços mais acessíveis aos nossos clientes e, ao mesmo tempo, causar o menor impacto possível ao meio ambiente”.