Foto: Blog Dantas Barreto
Manifestantes realizam ato de protesto, neste domingo (14) no Recife, contra o projeto que reduz as penas para quem participou da tentativa de golpe de Estado. A proposta já foi aprovada na Câmara Federal e tramita no Senado. Na avaliação da senadora Teresa Leitão (PT), a Casa Alta tem que corrigir a decisão dos deputados, apesar de o relator ser Esperidião Amim (PP-SC), que é favorável à anistia.
“É um projeto que tem vícios gritantes de inconstitucionalidade que o relatório de Amim deve corrigir. Então, nós temos que estar muito atentos e atentas para que não haja nenhum manejo. O manejo que houve na Câmara mexeu na lei de execução penal e o manejo que pode haver no Senado pode é um manejo transformar a dosimetria em anistia. E evidentemente isso não será aceito”, ressaltou Teresa em entrevista ao Blog Dantas Barreto.
A senadora avalia que as manifestações de rua que acontecem em várias cidades do País influenciam muito como forma de pressão sobre o Congresso Nacional. “Um exemplo disso foi a PEC da Blindagem. Vamos ver se o Brasil inteiro se manifesta e houver de fato sensibilidade respeito à Constituição , respeito ao devido processo legal que investigou, condenou e prendeu os arquitetos do golpe”, acrescentou.