Lula diz que foi consultado por Trump sobre sanções a Moraes e comemora

Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A. Press

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou a retirada das sanções da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração foi feita durante um evento em São Paulo, que contou com a presença de Moraes e do governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Para Lula, a decisão representa uma “vitória da democracia brasileira”.

O presidente lembrou que Moraes completou aniversário neste sábado (13/12) e afirmou que a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria sido um “presente”. Lula participou do lançamento do novo canal de notícias SBT News, ao lado de autoridades e convidados.

Durante o discurso, Lula afirmou que não é admissível que um chefe de Estado utilize leis nacionais para punir autoridades de outro país que atuam em defesa da democracia. Segundo ele, a retirada das sanções reconhece que Moraes cumpria a Constituição Brasileira no exercício de suas funções.

“O Trump deu de presente para ele o reconhecimento de que não era justo um presidente de outro país punir um ministro da Suprema Corte brasileira porque estava cumprindo a Constituição brasileira. Não é possível admitir que um presidente de um país possa punir, com as leis dele, autoridades de outro país que estão em defesa da democracia. Portanto, a sua vitória, Alexandre, é a vitória da democracia brasileira”, disse Lula.

O presidente também mencionou conversa telefônica com Trump na semana passada, quando o tema das sanções foi tratado. Segundo Lula, ao ser questionado se a medida era positiva para ele, respondeu que era benéfica para o Brasil e para a democracia brasileira, destacando a importância da Suprema Corte para o país.

Você pode gostar:

1 comentários

Um comentário

  1. Presidente Lula cauteloso e com muita responsabilidade experiente em negociação faz a grande diferença, todos os dirigentes dos países querem copiar este sucesso de Lula. Mas nenhum deles nasceu em casa de taipa em zona de pobreza. A maior escola de Lula foi a escola da vida. Aprendeu a enfrentar as dificuldades com respeito e diálogo. Qdo cresceu se tornou o maior líder sindical e fazer negociação neste mundo do trabalho representando milhares de trabalhadores e trabalhadoras, conquistou um legado que só se aprende no seu dia a dia. VIVA NOSSO PRESIDENTE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade