Desde o final de novembro, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, está acumulando o comando do partido em Pernambuco. Segundo ele, em comum acordo com o ex-dirigente José Queiroz e o ministro Wolney Queiroz. Pai e filho defendiam que o PDT formasse uma federação, preferencialmente, com o PSB, devido à dificuldade para montagem de chapas de deputado estadual e federal. Mas Lupi sempre disse aos Queiroz que não tinha interesse. A intenção do presidente é filiar Marília Arraes, que controla o Solidariedade e tem o mesmo problema para ter chapa proporcional em 2026. O deputado federal Túlio Gadêlha, que comanda o partido Rede no Estado também está nos planos de Carlos Lupi. Fontes do PDT avaliam que Zé e Wolney podem até continuar na sigla, desde que tenham condições de disputar mandatos para a Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Mas a responsabilidade de buscar os candidatos ficaria com Marília ou Túlio. Marília mantém o projeto do Senado até porque, publicamente, o prefeito João Campos (PSB) só deverá definir quem serão os companheiros de chapa depois do Carnaval. E ela, quando é colocada nas pesquisas, aparece na ponta. Só que tem condições de ser uma excelente puxadora de votos para a Câmara e tornar a chapa do PDT atraente. Túlio, por sua vez, é mais próximo da governadora Raquel Lyra (PSD). No entanto, tentar a reeleição pela Rede é um risco. Ele é da base do presidente Lula (PT), de quem o PDT é aliado, e pode fortalecer as candidaturas do partido.
Remédio é democracia
No ato em homenagem à eleição de Jarbas Vasconcelos em 1985, o senador Fernando Dueire lembrou que naquele ano o Brasil saía da ditadura mas que, há três anos, a democracia correu risco. “Marco Maciel dizia que o melhor remédio quando a democracia entra em crise é mais democracia. E é isso que eu guardo no meu pensamento”, contou.
Informação de bastidor 1
Aliados de João Campos (PSB) garantem que a viagem de Brasília para o Recife no avião com o presidente Lula (PT) foi muito proveitosa para o prefeito e pré-candidato a governador. Nas agendas em Ipojuca e Cupira, João agiu mais discretamente, mas demarcou espaço.
Informação de bastidor 2
Já aliados de Raquel Lyra (PSD) dizem que, nos bastidores da Refinaria Abreu e Lima, o presidente Lula (PT) foi muito atencioso com a governadora. A conversa rolou com as participações da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e do senador Humberto Costa (PT).
Raquel e Mano em Jaboatão
Cada vez mais próximos, a governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito Mano Medeiros (PL) estarão juntos, na noite de hoje, em Jaboatão Centro. Assinarão ordem de serviço de mais uma obra de proteção de encostas no valor de R$ 36 milhões. De quebra, Raquel verá a decoração natalina na Praça Nossa Senhora do Rosário.