Foto: Pedro Ladeira/AFP
Tucano não é fênix, mas quer ressurgir das cinzas. Pelo menos é o que pretende fazer o deputado Aécio Neves, que ontem tomou posse na presidência nacional do PSDB, 12 anos após assumir o cargo pela primeira vez e 8 anos depois de renunciar sob suspeita de corrupção. Ele está livre de todas as acusações e terá 8 meses para articular boas chapas nos estados, visando às eleições de 2026. O partido, que já teve 99 deputados federais, atualmente tem 13 e precisa eleger, no mínimo, 13 para escapar da cláusula de barreira. Ontem, ao dar entrevista à CNN, o novo presidente prometeu duplicar a bancada. Questionado sobre o perfil ideológico do PSDB, Aécio Neves disse que é de centro, mas sem apego a cargos como as siglas do conhecido Centrão. Mas admitiu que o atual PSDB “é um pouco mais conservador” em relação à sua origem. O importante, na avaliação do novo dirigente, é a sigla conseguir se posicionar num espaço entre o petismo e o bolsonarismo. Ele disse que o objetivo é agir de forma independente, apontando as falhas do governo do PT e a leniência com os gastos públicos. E também mostrar que tem posições mais democráticas e mais leves do que pensa a atual direita brasileira. Mas, diante do cenário que observamos, fica a expectativa sobre quais alianças o PSDB fará na disputa pela Presidência da República, já que Lula (PT) tentará a reeleição e outros nomes com mais chances de enfrentá-lo aguardam que Jair Bolsonaro se posicione, mesmo estando preso. A sigla tucana sempre teve fama de ficar em cima do muro.
Porto volta a provocar
O presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), aproveitou o Congresso da UVP para criticar a governadora Raquel Lyra (PSD) por ser contra o aumento das emendas parlamentares para 1,55% da RCL. “O Governo atua como se a reeleição estivesse assegurada. Tudo indica que a questão do reajuste das emendas será tratada com João Campos, que caminha para ser eleito governador”, disparou.
Líder cobra diálogo
Já a líder do Governo na Alepe, Socorro Pimentel (UB), contesta a intenção do presidente Álvaro Porto (PSDB) de querer mudar a Constituição Estadual sem debate. “Trata-se de uma matéria extensa, complexa, que exige responsabilidade e cautela”, salienta a deputada.
85 anos de Romildo
Romildo Gomes exerceu nove mandatos de vereador do Recife e o último terminou em 2012. Ontem, ele comemorou 85 anos de idade firme e forte. E reconhecido pelos amigos que fez na política, por conta do trabalho realizado nos 38 anos consecutivos que passou na Câmara Municipal.
5 aeroportos e 1 engasgo
Na gestão do ministro Silvio Costa Filho, cinco aeroportos já foram leiloados. Ontem foram três: Garanhuns, Serra Talhada e Araripina, que juntos receberão R$ 82,2 milhões. Mas não tiram o engasgo da garganta dele o fato de não colocar seu carimbo na reforma do aeroporto de Caruaru. O Governo do Estado resolveu fazer a obra sem ajuda.