Foto: Hélia Sheppa/PCR
Um novo projeto para reduzir alagamentos no Recife está previsto para iniciar em março de 2026, visando beneficiar o trecho entre os bairros do Curado e Torrões. De acordo com a Prefeitura, mais de 70 mil pessoas vivem nessa área e sempre correm risco de prejuízos nos períodos de chuva. O investimento previsto para essa obra é de R$ 36 milhões e o prazo de conclusão é de 12 meses.
O projeto prevê a construção de quatro reservatórios, com capacidade para armazenar cerca de 120 mil metros cúbicos de água, o equivalente a 45 piscinas olímpicas. Essa estrutura vai atuar na contenção e controle das águas pluviais, reduzindo em até 30% o pico das cheias extremas para um tempo de retorno de 25 anos.
O objetivo é diminuir os alagamentos que atingem comunidades como Vietnã, Torrões e entorno da Avenida Abdias de Carvalho. A Prefeitura explica que com essa intervenção, as águas fluirão para os reservatórios, controlando a vazão de saída que flui para o Canal da Chesf.
“Essa grande obra faz parte de uma série de intervenções entre os bairros do Curado e Torrões. Com isso, a Prefeitura vai assumir a gestão da entrada do Recife e deixar esse local bem-cuidado, do jeitinho que ele merece”, destacou o prefeito João Campos(PSB).