Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Do Correio Braziliense
O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), condenado no processo da trama golpista e alvo de mandado de prisão decretado pelo ministro Alexandre de Moraes, afirmou, pela primeira vez, que está “seguro” nos Estados Unidos e que permanece no país com a “anuência” do governo de Donald Trump. A declaração foi dada neste domingo (23/11), em entrevista ao programa Conversa Timeline, apresentado pelo blogueiro Allan dos Santos, que também está foragido da Justiça brasileira desde 2021.
Durante a conversa, Ramagem afirmou ter sido “abraçado” pela administração republicana. Disse que a prisão preventiva de Jair Bolsonaro, decretada ontem, representa “a consumação de toda a perseguição política” e a “conclusão de toda essa canalhice”, expressão usada por ele para se referir às decisões judiciais do Supremo Tribunal Federal.
Ramagem fugiu do Brasil em setembro. Uma reportagem do site PlatôBR revelou que ele vive atualmente em um condomínio de luxo em Miami, na Flórida, ao lado da esposa. A Polícia Federal rastreou o trajeto usado pelo deputado para deixar o país: ele teria saído por Boa Vista (RR), provavelmente atravessando para a Venezuela ou para a Guiana e, de lá, viajado para os Estados Unidos, tudo sem registro oficial de saída.
A fuga clandestina levou Moraes a decretar a prisão do congressista. A decisão foi tomada após pedido da Polícia Federal, que apontou que Ramagem descumpriu medidas impostas no processo da tentativa de golpe e se evadiu para o exterior mesmo após ser condenado em segunda instância.
A Polícia Federal segue monitorando movimentos do deputado nos Estados Unidos enquanto estuda os meios legais para solicitar cooperação internacional.