Escolas de Pernambuco recebem prêmio por desempenho no IDEPE

Foto: Crysli Viana/DP

Por: Adelmo Lucena

Do Diario de Pernambuco

Um total de 96 escolas das redes municipais de ensino do estado recebeu, nesta segunda-feira (17), o Prêmio Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe) 2024, que avalia e monitora a qualidade da educação. Representantes de escolas, prefeituras e gerências Regionais de Educação (GREs) contempladas nas seis categorias e 34 subcategorias do Prêmio IDEPE participaram da cerimônia de entrega das placas de menção honrosa, reconhecimento destinado às instituições que se destacaram ao longo do último ano letivo.

A cerimônia foi realizada no Recife Expo Center, no Cais de Santa Rita. A premiação valoriza escolas, municípios e Gerências Regionais de Educação (GREs) que se destacaram nos indicadores educacionais do estado no ano passado. Criada em 2017, o Idepe é aguardado por gestores e docentes das redes estadual e municipais e se consolidou como um dos principais eventos do calendário educacional pernambucano.

As escolas indígenas também tiveram destaque na edição deste ano. Para a cacica Cícera Leal, coordenadora-geral da Escola Estadual Indígena Luiz Pereira Leal, de Itacuruba, no Sertão de Itaparica, o prêmio é resultado de investimentos e liberdade de educar de maneira adaptada para os povos.

IDEPE

O Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE), utilizado desde 2008 para medir a qualidade do ensino público no Estado, funciona como ferramenta de diagnóstico e acompanhamento do desempenho de escolas, municípios, GREs e da própria rede estadual.

Com base nesses resultados, é possível orientar o planejamento de ações e políticas voltadas à melhoria da educação pernambucana.

Para a composição anual do indicador, são analisados o fluxo escolar, especialmente a taxa de aprovação, obtida a partir do Censo Escolar da Educação Básica, e o desempenho dos estudantes no SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco). A avaliação mede, todos os anos, o nível de domínio das competências e habilidades consideradas essenciais em cada etapa da educação básica.

Na edição de 2024, foram avaliados 378.760 estudantes dessas etapas, distribuídos em 3.361 escolas da rede pública.

“Quando a gente enxerga o diagnóstico de forma clara, para saber quem precisa avançar mais, a gente pega pela mão. A gente não aponta o problema, a gente quer fazer parte da solução. O estado de Pernambuco vem com apoio financeiro, com apoio técnico, com cooperação de verdade, do jeito que a gente entende que precisa ser”, destaca a governadora Raquel Lyra, responsável pela entrega dos prêmios.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade