Alerta ao Tecon

Foto: Blog Dantas Barreto

Com pouco mais de 7 meses na presidência de Complexo Portuário de Suape, Armando Monteiro Bisneto anda empolgado com os investimentos que estão chegando e sendo feitos para tornar o porto pernambucano o principal Hub do Nordeste. Ele ressalta a chegada da APM Terminals, um porto privado que entrará em atividades no mês de julho de 2026. Quando o projeto for concluído com a segunda etapa, a empresa dinamarquesa terá capacidade para 1 milhão de TEUs (Twenty Feet Equivalent Unit). Por conta disso, há uma preocupação com o Tecon, que é o porto público concedido a uma operadora que está devendo a Pernambuco a outorga prometida, e que tem capacidade para 700 mil TEUs. “O APM será o porto com maior tecnologia. O Tecon tem que investir e pagar o que deve com a outorga”, diz Armando Bisneto. Segundo ele, a concessionária deveria dobrar a outorga em 2021, porém já em 2017 demonstrou que não cumpriria. “Estamos tentando buscar soluções porque o final do contrato é em 2031. É um prazo que está longe”, contou o presidente de Suape. O contrato é de 2001. No entanto, é o Tecon que gera mais recursos, já que a APM Terminals vai pagar apenas pelo uso do canal de acesso. Armando Monteiro Bisneto também ressalta que Suape tem que se preparar, desde já, para ser o destino da Ferrovia Transnordestina em Pernambuco. Por isso, projeta um terminal de minérios. Ele também vive a expectativa para a construção do Trem 2 da refinaria.

ZPE pública em Suape

Outro projeto para Suape é uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) pública. Armando Bisneto diz que a única ZPE registrada é privada, está em Jaboatão desde 2009, mas não funciona. “A ZPE pode atrair muitas empresas. Ficará no Cabo de Santo Agostinho, mas terá um alcance de 30km. O Ceará já tem e Pernambuco nunca fez”, salienta o presidente de Suape.

CUT marca protesto

A CUT-PE marcou ato de protesto contra a PEC da Reforma Administrativa que tramita na Câmara Federal. Os servidores não aceitam o argumento de “modernização” do serviço público. A manifestação está marcada para as 14h30 de terça-feira, em frente à Assembleia Legislativa.

Critérios da PEC

A PEC da Reforma Administrativa estabelece, entre outros itens, avaliação periódica de desempenho, individual e institucional para promoções e bônus; proibição da progressão automática apenas por tempo de serviço e reajuste limitado a 2,5% ao ano acima da inflação.

Um olho no pastor, outro no voto

Presidente do PL e pré-candidato a senador, Anderson Ferreira divulgou vídeo dizendo que é engraçado ver tantos políticos de partidos diferentes nas igrejas evangélicas, nesse período pré-eleitoral. Ele, que é da Assembleia de Deus, diz ser bom, pelo menos, vê-los tendo paciência para passar duas horas ouvindo a palavra de Deus.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade