Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Maior navio de guerra do mundo chega à América Latina e Maduro eleva alerta militar na Venezuela

Foto: Alyssa Joy / US Navy

Do Correio Braziliense

O maior navio de guerra do mundo, o USS Grand R. Ford, chegou na terça-feira (11/11) à América Latina, o que alguns analistas veem como mais um passo na recente escalada militar dos Estados Unidos na região.

A Marinha dos Estados Unidos informou, em um comunicado nesta terça-feira, que o navio entrou na zona do Comando Sul, que abrange a América Latina e o Caribe, três semanas após a ordem de seu deslocamento para a região.

Os EUA realizaram o maior reforço militar em décadas no Caribe e executaram uma série de ataques contra embarcações supostamente envolvidas com o narcotráfico no Caribe e no Pacífico Leste. Houve pelo menos 19 ataques que provocaram a morte de 75 pessoas em águas internacionais.

O USS Gerald R. Ford se junta a outros navios de guerra, um submarino nuclear e aeronaves caças F-35 que estão operando na região nas últimas semanas.

Washington não apresentou provas do alegado uso ilícito dessas embarcações nem detalhes sobre as pessoas a bordo, e muitos analistas acreditam que o uso da força militar também é uma tentativa de pressionar o presidente venezuelano, Nicolás Maduro — a quem o governo acusa de ser chefe de uma organização de narcotráfico — e tentar derrubá-lo.

Maduro nega as acusações e afirmou que os Estados Unidos “estão fabricando uma guerra” contra a Venezuela.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade