Foto: Divulgação/PMJG
Vice-presidente de Resíduos Sólidos da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), estará em Belém/PA, participando da COP30, nesta terça-feira (11). Durante o evento, ele assinará o pacto pelo uso do biometano gerado em aterros sanitários. O sistema transforma resíduos sólidos em energia limpa, contribuindo diretamente para as metas de descarbonização nacional e para o fortalecimento da agenda climática global.
Mano estará na Sessão Ministerial de Alto Nível “Waste Management and Circular Economy”. O evento, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Organização das Nações Unidas e a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente, reunirá autoridades nacionais e internacionais, entre elas a ministra Marina Silva e o ministro das Cidades, Jader Filho.
“É um orgulho representar nosso município em um momento histórico, em que as cidades brasileiras mostram seu protagonismo na luta contra as mudanças climáticas. Em Jaboatão, a produção de biometano vai consolidar a transformação do antigo aterro sanitário em um exemplo de energia renovável e inclusão social”, destacou Mano Medeiros.
O município sedia, no bairro da Muribeca, o Ecoparque Jaboatão, onde está em fase final de implantação a primeira planta de biometano de Pernambuco — um investimento de R$ 300 milhões, com apoio do Governo do Estado, que destinou outros R$ 500 milhões para o setor.
O empreendimento é operado pela empresa Ecoplanos Orizon, em parceria com a Copergás, e deve entrar em funcionamento ainda este ano, com capacidade de produção de 110 mil metros cúbicos de biometano por dia. O gás será injetado na rede estadual e distribuído para indústrias e consumidores em todo o território pernambucano.
Com o início da operação, Jaboatão se consolidará como polo estratégico de energia limpa no Nordeste, com capacidade para abastecer uma cidade de até 150 mil habitantes e liderar uma das maiores operações de crédito de carbono do Estado.