Foto: Bruna Costa/Semobi
Falta pouco mais de 1 ano e 1 mês para o atual mandato da governadora Raquel Lyra (PSD) encerrar. E 11 meses para a eleição na qual ela tentará se manter no cargo. No entanto, seus planos, ao que parece, são futuros. Ontem, ela deu mais uma mostra de que pretende chegar no período da campanha eleitoral afirmando que tomou à frente na luta para melhorar as condições do Metrô. Se reuniu com chineses da fábrica CRRC para negociar a compra de 6 trens novos. Só que essas unidades seriam entregues quase dois anos depois do contrato assinado. Ou seja, se o Governo Lula liberar R$ 1 bilhão que Raquel pediu e o estudo dos chineses for concluído em 2026, os novos trens estariam nos trilhos entre 2028 e 2029. Também não seria no atual mandato o acerto da privatização do Metrô que está articulando. Outra prioridade da governadora para a Região Metropolitana é o Arco Metropolitano Sul, que ela quer dar ordem de serviço neste mês. É uma obra importante que não seria concluída em 2026, mas que Raquel Lyra usará para recuperar terreno nas pesquisas de intenção de voto. Da mesma forma, a duplicação da BR-232, entre São Caetano e Belo Jardim, que ainda não tem prazo para iniciar. Mas a governadora deseja ver as máquinas trabalhando, no período eleitoral, na esperança de inaugurar no próximo mandato que iniciará em janeiro de 2027. E ainda tem as prometidas creches, que garante entregar em 2026.
Raquel x João: Batalha na RMR
As peças publicitárias veiculadas nas rádios pelo Governo do Estado e pela Prefeitura do Recife mostram como anda a pré-campanha eleitoral. O Governo Raquel Lyra destaca as ações na Capital e Região Metropolitana, onde o prefeito João Campos (PSB) tem maior penetração. Já a Prefeitura provoca com a palavra “crechebilidade”, para ressaltar o número de creches em funcionamento na Capital.
Pedido de duplicação
O deputado Eduardo da Fonte (PP) encaminhou pedido à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Mobilidade para duplicação da PE-90, entre Carpina e Limoeiro. Argumenta que há um fluxo grande de veículos. Mas o secretário André Teixeira diz que não há projeto para essa estrada.
Cápsula do Tempo
Há 100 anos, presidente do Brasil era Artur Bernardes e o governador era Sérgio Loreto. Hoje, será aberta a Cápsula do Tempo para comemorar os 200 anos do Diario de Pernambuco. A curiosidade é grande para saber o que foi colocado dentro dela, em 1925.
Encontro de médicos
Amanhã, terá encontro de médicos no Restaurante Sal e Brasa Jardins para debater soluções e desafios da Medicina. Tarcisinho Calado, que organiza a reunião, ressalta que a intenção é fortalecer a troca de conhecimentos e estimular iniciativas que impactem positivamente na população.