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Os metroviários decidiram suspender a greve pelo período de 30 dias e o metrô volta às atividades, nesta quinta-feira (6). A categoria avaliou os resultados da audiência de mediação ocorrida no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), provocada pelo Sindmetro-PE. Na Assembleia Geral Extraordinária, realizada na noite desta quarta-feira, foi aprovado o Plano Emergencial de Recuperação do Metrô do Recife que será entregue à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). O prazo de 30 dias é justamente para que sejam apresentadas respostas às reivindicações.
O presidente do Sindmetro-PE e da FENAMETRO, Luiz Soares, destacou que a decisão representa uma suspensão temporária do movimento, e não o seu encerramento.
“A gente não vai encerrar o nosso movimento, apenas suspender. Vamos manter o estado de greve e aguardar o prazo de 30 dias determinado pelo TRT-6. Nesse período, cabe à CBTU apresentar sua resposta ao tribunal, que deverá ser apresentada em uma nova rodada de mediação com o Sindmetro-PE.”, afirma Soares.
A categoria segue pressionando por investimentos imediatos, diante do risco de colapso total do sistema metroviário. Para Luiz Soares“Suspendemos a greve, mas seguimos firmes na defesa de um metrô público, seguro e de qualidade. Esperamos que a CBTU e o governo federal atendam às reivindicações urgentes que apresentamos e iniciem, de forma imediata, a execução do plano emergencial de recuperação do sistema”, destacou Soares.
Ele também reforçou que a luta contra a privatização continua sendo uma bandeira permanente da categoria, mas que, neste momento, a prioridade é garantir recursos emergenciais para o funcionamento do sistema. “Não deixamos de lado a luta contra a privatização, mas, como o sistema está agonizando, queremos recursos imediatos. Esticar o prazo por mais 30 dias impede qualquer discussão sobre privatização entre o governo federal e o governo do estado. O que queremos é investimento urgente para recuperar os pontos críticos do Metrô do Recife”, afirmou
*Plano Emergencial de Recuperação do Metrô do Recife, cabe à CBTU apresentar sua resposta ao tribunal, que será analisada em nova rodada de mediação com o Sindmetro-PE*
10 pontos do Plano Emergencial
1. Recuperação das Subestações de Energia*
– Realizar reforma estrutural e elétrica das subestações deterioradas.
– Garantir a capacidade plena de alimentação das composições, evitando quedas e falhas de tração.
2. Reforço e Modernização da Rede Aérea*
– Substituir cabos, isoladores e suportes comprometidos.
– Realizar inspeção completa e implantação de plano preventivo de manutenção da rede aérea.
3. Aquisição de Locomotiva de Serviço*
– Comprar uma locomotiva de manutenção para inspeção e reparo da rede aérea e trilhos, agilizando respostas a falhas.
4. Substituição e Recuperação de Dormentes*
– Trocar dormentes de madeira e concreto em más condições.
– Priorizar trechos com risco de descarrilamento e instabilidade da via.
5. Reposição de Peças para Composições*
– Adquirir e instalar peças críticas (freios, portas, sistemas de tração e ar-condicionado).
– Reduzir o número de trens imobilizados por falta de componentes.
6. Recuperação de Máquinas Especiais*
– Revisar e reparar equipamentos de manutenção de via permanente (bate-estacas, socadoras, niveladoras).
– Garantir disponibilidade operacional para intervenções emergenciais.
7. Reforço da Manutenção Preventiva*
– Implantar um cronograma de manutenção sistemática e digitalizada.
– Reestruturar equipes e capacitar trabalhadores para garantir continuidade.
8. Requalificação de Pátios e Oficinas*
– Reformar oficinas de manutenção e depósitos.
– Instalar equipamentos de diagnóstico e ferramental moderno.
9. Melhoria da Segurança Operacional*
– Instalar sensores e sistemas de monitoramento nas subestações e rede aérea.
– Garantir a integridade elétrica e mecânica das instalações e trens.
10. Gestão de Recursos e Transparência*
– Criar um comitê de gestão emergencial com participação de técnicos, governo e sindicato.
– Acompanhar a execução dos investimentos e garantir transparência na aplicação dos recursos.