Se ouve muito que “pesquisa é um retrato do momento” e os números do Instituto AtlasIntel mostram como os brasileiros viram a megaoperação policial no Rio de Janeiro. Para 51,8% a ação foi aprovada, enquanto 45,4% reprovam. A guerra urbana que ocorreu, na terça-feira passada, terminou com 117 suspeitos de integrarem o Comando Vermelho mortos. Quatro policiais também foram vítimas fatais. A pesquisa ainda aponta que 87% dos moradores de favelas do Rio apoiam a eliminação do crime organizado. Entre os demais moradores, a aprovação é de 55%, e a desaprovação chega a 40,5%. É justamente nesse retrato do momento que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e outros governantes de direita se aproveitam para se cacifarem junto aos eleitores. Lançaram até o Consórcio da Paz. Entre esses governadores estão os presidenciáveis Tarcísio de Freitas (Rep-SP), Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (UB-GO). Já o presidente Lula (PT) pediu às pressas um projeto para enviar ao Congresso Nacional, criando a modalidade qualificada do crime organizado, que facilita ações contra empresas usadas pelas facções e regula a gravação de conversas entre criminosos e advogados na prisão. Com isso, esse tipo de crime passa a ser hediondo, o que significa que será inafiançável e não poderá ser perdoado por indulto. Mas também é bom lembrar que o crime organizado já possui representantes na política que têm boa convivência e até troca de apoios com governantes e parlamentares, tendo como base as pesquisas de momento.
Futuros ramais da ferrovia
O superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, já vislumbra a ampliação da Transnordestina. Ele ressalta a necessidade de ferrovias ligando os portos de Cabedelo/PB e o de Maceió/AL também com Suape. Francisco colocou isso na videoconferência com o ministro dos Transportes, Renan Filho.
Humberto: sinalização
O senador Humberto Costa (PT) participou do anúncio do edital para construção do primeiro lote da Ferrovia Transnordestina no rumo Salgueiro-Suape. Comemorou e disse que foi uma sinalização de que o presidente Lula (PT) continua abraçando a causa em favor do projeto.
A luta continua
Mas Humberto Costa fez uma ressalva: “É uma sinalização porque o custo é extremamente elevado. Agora é uma pequena parcela que está sendo licitada. Temos que nos mobilizar para garantir os recursos”. O custo desse primeiro lote é de R$ 475 milhões para 73 quilômetros.
Cúpula Mundial de Prefeitos
Pernambuco terá representantes na 20ª Cúpula Mundial de Prefeitos da C40, nessa segunda-feira no Rio de Janeiro. O evento faz parte dos preparativos para a COP 30, que acontecerá em Belém. Prefeitos de 200 cidades do mundo apresentarão ações climáticas inclusivas. Mirella Almeida (PSD-Olinda) e Mano Medeiros (PL-Jaboatão) estarão presentes.