Foto: Blog Dantas Barreto
No seguinte à reunião entre os presidentes Lula (PT) e Donald Trump, o senador Humberto Costa (PT) acredita que, partir de agora, as negociações entre os governos do Brasil e Estados Unidos deverão fluir com mais rapidez. E, com isso, reduzir as taxas dos produtos que os EUA importam. O petista também considera que o recado foi dado aos bolsonaristas.
“Hoje nós temos a carne muito prejudicada, o café, que são segmentos importantes. Mas muitos outros produtos foram retirados da lista daqueles que passaram a ser sobretaxados. Eu acredito que o processo negociação deve se dar num espaço de tempo curto e nós vamos ter nos livrado desse problema”, comentou Humberto, nesta segunda-feira (27).
O senador também demonstrou confiança na retirada das sanções aplicadas pelo governo norte-americano às autoridades brasileiras, principalmente, do Poder Judiciário devido aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Estamos muito animados com as perspectivas que foram abertas no sentido de que nós possamos ter a suspensão dessas sanções e, ao mesmo tempo, também a suspensão das medidas que foram aplicadas contra ministros do Supremo, ministros do Governo Federal. Tudo indica que nós vamos ter uma solução boa no curto prazo para essa questão”, assinalou.
Quanto à atuação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-PL) junto ao governo dos EUA e à fala de Donald Trump em relação à situação do ex-presidente, Humberto Costa considera que, após a conversa com Lula, o ponto de vista do norte-americano mudou. Segundo ele, o presidente brasileiro informou como foi todo o processo contra Jair Bolsonaro e que ele teve amplo direito de defesa. E salientou que agora a conversa é direta entre Lula e Trump. “O bolsonarismo passa por um momento de extrema dificuldade e Lula deu o recado”, acrescentou Humberto.
Na sua opinião, essas negociações só vão acontecer “porque o presidente Lula soube fazer muito corretamente o que precisava ser feito.” “De um lado ele firmou uma posição de que o Brasil jamais curvaria a qualquer tentativa de intromissão na nossa soberania, que nós não poderíamos abrir mão jamais do que a Constituição prevê e da independência entre os poderes. Ao mesmo tempo, disse que se mantinha aberto ao diálogo. Eu acho que essa estratégia foi muito bem feita e que os resultados estão sendo mostrados agora”, destacou Humberto.