Um dos assuntos recorrentes nas disputas entre adversários políticos, principalmente, em cidades do interior, é a troca de acusações e denúncias de nepotismo. Isso porque muitos gestores nomeiam parentes em cargos de primeiro escalão. Muitas vezes em secretarias para as quis os familiares não têm qualquer aptidão. É esposa, marido, pai, mãe, irmão, ou seja a lista é grande. Decisões recentes aqui em Pernambuco, determinaram exonerações de parentes secretários. Porém, tudo está mudando por conta do STF. Ontem, 6 ministros deram votos favoráveis para que familiar de primeiro, segundo e terceiro graus possam, sim, ocupar cargos políticos. Até o momento apenas só tem o voto contrário de Flávio Dino. Ele considera que: “Legalidade e afeto não se combinam. Uma reunião de governo não pode ser um almoço de domingo. Ei, papai, titio, irmão, passe aí o macarrão”. Mas a opinião do relator Luiz Fux é de que chefe do Executivo tem o direito de escolher secretários, desde que haja critérios de qualificação técnica e a proibição de nepotismo cruzado. “A mensagem do Supremo é que a regra é a possibilidade, a exceção é a impossibilidade. Não é uma carta de alforria para nomear quem quer que seja”, afirmou. O voto de Fux foi seguido por Cristiano Zanin, André Mendonça, Nunes Marques, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli. Ainda faltam votar Edson Fachin, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia, contudo seus posicionamentos não vão alterar a decisão final: o nepotismo está liberado.
Equipamentos para Guarda
João Campos (PSB) participou de evento com o Secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e voltou ao Recife com a garantia de que, dentro de 90 dias, a Prefeitura começa a receber equipamentos para a Guarda Municipal. Entre os quais viaturas, armas não letais e coletes à prova de balas. Os guardas já passam por treinamento numa parceria com Secretaria Nacional.
Desafio pra Victor
No anúncio do Réveillon, o prefeito João Campos (PSB) garantiu que será a maior virada de ano da história do Recife. E fez um desafio que sobrou para seu sucessor a partir de abril de 2026, o vice Victor Marques (PCdoB): “O grande desafio será fazer um Réveillon melhor em 2027”.
Estacionamento rotativo
O modelo de estacionamento rotativo será implantado no município do Jaboatão, mas a Prefeitura realiza audiências públicas para ouvir os moradores. O prefeito Mano Medeiros (PL) considera que o sistema beneficiará o comércio, com a organização dos espaços públicos da cidade.
Veja a Guanabara e vem
Flávio Bolsonaro (PL-RJ) preside a Comissão de Segurança Pública do Senado, mas, pelo visto, não tem qualquer sugestão para combater o narcotráfico. E então sugeriu que os Estados Unidos bombardeiem barcos na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Disse ter inveja da ação norteamericana nas proximidades da Venezuela.