Foto: Reprodução
Representantes do município de Juazeiro, um dos principais da Bahia, estiveram no Jaboatão dos Guararapes para conhecer o modelo adotado no tratamento de resíduos sólidos. O Ecoparque instalado na cidade pernambucana é referência nacional por transformar resíduos urbanos em energia e promover um ciclo sustentável de destinação final.
Vice-presidente da Frente Nacional de Resíduos Sólidos, o gestor jaboatonense, Mano Medeiros (PL), colocou a gestão municipal à disposição dos baianos e ressaltou a importância dessa troca de experiências.
“O Ecoparque tem se consolidado como um exemplo de que é possível unir inovação, eficiência e responsabilidade ambiental. Ficamos muito satisfeitos em poder compartilhar essa experiência com gestores de outras cidades e trocar boas práticas que podem beneficiar toda a população”, afirmou o prefeito do Jaboatão.
O diretor-presidente da Juapar, Britoaldo Alves, ressaltou que o município baiano de Juazeiro tem buscado aprimorar seu modelo de gestão de resíduos e vê em Jaboatão uma inspiração. “Jaboatão é uma referência nacional. O trabalho desenvolvido no Ecoparque mostra como sustentabilidade e inovação podem caminhar juntas. Hoje temos um aterro sanitário em Juazeiro, mas com aproveitamento ainda limitado. Essa visita foi fundamental para entendermos como avançar e construir soluções mais eficientes”, avaliou.
A Juapar é uma empresa pública municipal de capital fechado, 100% pertencente à Prefeitura de Juazeiro, e atua na estruturação de parcerias público-privadas em áreas estratégicas, como educação, meio ambiente e desenvolvimento social.