Foto: Divulgação/PMJG
Cerca de 1.400 bebidas já foram interditadas ou mesmo recolhidas para análise, no município do Jaboatão dos Guararapes, por suspeita de falsificação. No período de uma semana, equipes da Vigilância Sanitária estiveram em 196 bares, depósitos e pontos de venda. A ação preventiva se dá devido aos casos de intoxicação que já provocaram 5 mortes, sendo 2 em Pernambuco.
Os fiscais e inspetores sanitários têm verificado rótulos sem registro, embalagens violadas, bebidas sem nota fiscal e com odor característico de solventes ou sinais comuns da adulteração por metanol.
A Prefeitura do Jaboatão também está orientando e divulgando protocolos de manejo clínico com as equipes da Atenção Primária e Especializada. Equipes do SAMU e da UPA Municipal integrando toda a rede de saúde para o diagnóstico precoce, vigilância e atendimento rápido dos casos suspeitos.
Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou a plataforma Saúde Vigilante (http://saudevigilante.jaboatao.pe.gov.br ) um canal digital onde os moradores podem registrar casos suspeitos de intoxicação e denunciar estabelecimentos comerciais de procedência duvidosa, além de outros serviços.
O prefeito Mano Medeiros (PL) disse que está atento ao trabalho de fiscalização porque a prioridade é proteger vidas. “Desde o início dessa operação, temos agido com rigor e agilidade para retirar de circulação qualquer produto que ofereça risco à saúde da população. Esse é um trabalho de vigilância constante, que envolve responsabilidade e compromisso com a segurança alimentar e sanitária do nosso município”, afirmou.