Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Toda vez que um assunto causa comoção, rapidamente o Congresso Nacional se apressa em votar projeto que já está em alguma gaveta e que poderia ser lei há tempos. Diante da repercussão dos casos sobre contaminação de bebidas com metanol, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou ontem que colocaria na pauta de hoje uma proposta que trata sobre esse tipo de crime. O Projeto de Lei 2.307/2007 classifica como crime hediondo a falsificação de bebidas alcoólicas. Nos últimos dias, 10 casos foram registrados em São Paulo e 3 em Pernambuco, que resultaram em oito mortes, sendo duas no nosso Estado, devido à ingestão de uísque, vodka ou gin “batizados”. Outras vítimas ficaram cegas e há cerca de 30 casos sob investigação. A Polícia Federal já fez algumas apreensões de produtos adulterados, interditou estabelecimentos e está investigando quem praticou essa atrocidade. Com essa pressa da Câmara Federal de aprovar o projeto, hoje, é bem provável que o Senado também agilize a tramitação para que vire lei o quanto antes. E punir severamente quem está por trás desses homicídios. Hugo Motta também pautou para hoje o Projeto de Lei 2.810/2025 que aumenta a pena para o crime de pedofilia e estabelece o monitoramento eletrônico de condenados por crimes sexuais. Ainda bem que, quando os nossos parlamentares querem, projetos importantes se tornam realidade. Mas não se pode esperar que aconteçam mortes para que tomem a iniciativa.
Tabela padrão nos cartórios
Quem precisa de serviços dos cartórios, sente no bolso o quanto são caros. Por isso, uma das propostas para a reforma administrativa que tramita na Câmara Federal estabelece a padronização dos preços cobrados em todo o País. Hoje, cada estado tem a sua própria tabela. O relator, deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), também defende teto salarial para os titulares dos cartórios.
Lula escapou
Até o presidente Lula (PT) quase foi vítima de um golpe na sua aposentadoria, conforme investigação da Polícia Federal. O INSS conseguiu bloquear a transferência de R$ 12,5 mil para a conta de uma pessoa que mora Pará. Essa aposentadoria de Lula é por ser anistiado político.
Fica só a vontade
Pré-candidatos a deputado federal e estadual pelo PDT estavam torcendo para o partido fazer parte de uma federação e, assim, garantir a formação de uma chapa para as eleições de 2026. Havia conversas com o PSB, mas o presidente do PDT, Carlos Lupi, não levou adiante.
Uso irregular de ônibus
Ônibus escolar é para transportar estudantes, mas alguns veículos no município de Ribeirão estavam sendo utilizados por outras pessoas. Denúncias chegaram ao MPPE, que foi para cima da Secretaria de Educação. Alerta que, além de configurar desvio de finalidade do serviço público, representa risco à segurança dos alunos.