O comando do PSDB decidiu pela independência na Assembleia Legislativa, já que dois deputados são de oposição e dois permanecem aliados da governadora Raquel Lyra (PSD). A decisão de sair da base governista foi tomada, inicialmente, em agosto, mas devido aos atropelos estratégicos, só ontem foi efetivada, agora com os prazos estatutários cumpridos. Essa independência no Legislativo será por um curto período. Em março de 2026, será aberta a janela da troca partidária e, com isso, são esperadas as saídas dos deputados Izaías Régis e Débora Almeida. Permanecerão o presidente do partido e da Alepe, Álvaro Porto, e o recém-filiado Diogo Moraes (ex-PSB). Daí em diante, o PSDB será oposição pura. Tanto que Porto já declarou apoio à candidatura do prefeito João Campos (PSB) ao Governo do Estado. Essa perda já era esperada pela governadora Raquel Lyra desde que deixou o PSDB e assumiu a presidência do PSD, em março deste ano. Junto com ela foram prefeitos, vices e outras lideranças tucanas. Ontem, inclusive, Álvaro Porto disse que Raquel isolou a sigla tucana em Pernambuco. Foi ele quem assumiu o diretório estadual, quando a Executiva Nacional decidiu intervir e tirar Fred Loyo da presidência. O novo dirigente agora tenta montar chapas para eleger deputados estaduais e federais. Uma tarefa difícil nesses tempos em que as coligações proporcionais estão proibidas e alguns partidos recorrem às federações.
Tem ou não tem CPI?
Nessas mudanças de lado de alguns partidos na Assembleia Legislativa, deputados de oposição começam a fazer de como ficará a nova composição da CPI da Publicidade. Na instalação que foi anulada, os oposicionistas eram maioria. Já os governistas consideram que a CPI perdeu sentido. Sinal de que, caso a Mesa Diretora queira levar adiante, haverá batalha judicial.
Ganhando ponto
O governador Tarcísio de Freitas (Rep)passou um tempo reunido com Jair Bolsonaro (PL) e saiu falando o que os bolsonaristas queriam ouvir, em defesa da anistia. Ainda disse que as investigações sob a batuta de Alexandre de Moraes são instrumentos contra políticos da direita.
Jaboatão Motor Fest
Foi na gestão do prefeito Mano Medeiros (PL) que teve início o Jaboatão Fest e, na próxima quinta-feira, começa a terceira edição do evento. Mano é motociclista, encampou a ideia e colocou o festival no calendário do Estado para movimentar a cena cultural e a economia da cidade.
Prejuízo no São Francisco
Político com base no Sertão do São Francisco, o deputado Antônio Coelho (UB) comentou que a região espera por um acordo tarifário entre o Brasil e os EUA. Segundo ele, os pequenos exportadores de frutas são os mais afetados porque têm que baixar os preços para vendê-las. Antônio Coelho admitiu na Rádio Folha que o mercado norte-americano é insubstituível.