A Câmara Federal volta a ser, a partir de hoje, cenário de muitas discussões em torno do projeto de anistia, defendido pelos bolsonaristas, ou da dosimetria, como querem o relator, deputado Paulinho da Força (SD-SP), e lideranças do centrão. Os petistas e principais aliados da esquerda mantêm o discurso de que as sentenças estabelecidas pelo STF têm que ser cumpridas. Há um impasse em relação ao Senado, pois o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), quer pautar o projeto com a garantia de que não será desmoralizado novamente pelo presidente da Casa Alta, senador Davi Alcolumbre (UB-AC). Os já condenados por tentativa de golpe de estado e os que ainda serão julgados vivem o momento da espera por um acordo que alivie a barra. Principalmente, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que pegou uma pena de 27 anos e 3 meses de prisão. Falta só a conclusão dos trâmites para saber onde cumprirá a sentença. E ainda tem o suspense que ronda a vida dos pré-candidatos da direita ao Palácio do Planalto. Já tem os governadores Ronaldo Caiado (UB-GO) e Romeu Zema (Novo-MG) se colocando na disputa, enquanto Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Ratinho Júnior (PSD-PR) em compasso de espera. Ainda têm o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disposto a representar a direita e Michelle Bolsonaro (PL) já dizendo que poderá se candidatar a um cargo eletivo em 2026. Mas todos esperando o sinal verde de Jair Bolsonaro e do que será decidido no Congresso Nacional.
Rivalidades locais
O prefeito de Tamandaré, Carrapicho, e o ex-prefeito de Itamaracá, Paulo Batista, anunciaram apoio a João Campos (PSB). Apoios naturais, pois são do Republicanos, do ministro Silvio Costa Filho. Além disso, o prefeito de Itamaracá, Paulo Galvão (PSD), e o grupo do deputado France Hacker (PSB), em Tamandaré, estão com a governadora Raquel Lyra (PSD).
Proteção nos morros
Com as entregas de ontem, o prefeito João João Campos (PSB) amplia uma das suas principais marcas. De acordo com a Prefeitura, já foram concluídas 145 obras de contenção nos morros, beneficiando 20 mil pessoas. Até o momento, foram investidos quase R$ 245 milhões.
Aposta nas cozinhas
A governadora Raquel Lyra (PSB) vem apostando muito nas cozinhas comunitárias. Com as duas de sábado passado em São José do Egito e Tuparetama, o total chega 288. Já foram distribuídas 17,7 milhões de refeições e o objetivo é alcançar 300 cozinhas, até o final deste ano.
Palminhas x reclamações
A prefeita Mirella Almeida (PSD) postou nas redes sociais a sua presença no Desfile Cívico e recebeu muitas palminhas pelo evento. Mas a quantidade de comentários sobre a situação precária das ruas de Olinda sinalizam certo nível de insatisfação dos moradores. Mirella herdou a Prefeitura do aliado Professor Lupércio (PSD).