Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Diálogo sobre penas do 8 de Janeiro é possível, diz líder do governo Lula

Foto; Jefferson Rudy/Agência Senado

Do Correio Braziliense

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), afirmou nesta sexta-feira (19/9) que é possível negociar a redução de penas para os envolvidos na depredação da Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro, durante atos que defendiam a permanência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder.

Para o baiano, o PL da Dosimetria, como passou a ser chamado o texto agora sob relatoria do deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), é um avanço em relação à anistia que bolsonaristas tentam aprovar no Congresso.

“Eu acho que o PL da Dosimetria é uma vitória em cima do termo ‘anistia’, do perdão. Repito: não vejo maiores problemas em reduzir a pena para quem participou do 8 de Janeiro, para a chamada massa de manobra. Não conheço o texto, não sei como vai ser o relatório, mas acho possível o diálogo”, disse o senador em entrevista ao portal UOL.

Para Jaques Wagner, não cabe anistia aos envolvidos na tentativa de golpe de Estado. Ele afirmou que anistia caberia em momentos em que se encerra um ciclo histórico, como foi com a ditadura — o senador usou o termo eufemista “governo cívico-militar” para se referir ao período ditatorial iniciado em 1964.

“Anistia não tem nada a ver com isso. Anistia é um instituto que se tem, que as sociedades podem usar, quando você está encerrando um determinado ciclo histórico ou de exceção, como foi 1964 até 1985, o governo cívico-militar, e aí é como se fosse uma pacificação do país”, disse.

“Quem é o outro lado para ser anistiado? Não há ninguém (do outro lado) para ser anistiado. Foi um crime contra a democracia, contra o Estado Democrático de Direito e na verdade, o que ele pretende é um perdão, uma anulação de pena, um indulto. Eu acho que crime contra a democracia não merece perdão, nem indulto, nem nada disso”, pontuou.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade