O número de sinistros envolvendo motociclistas cresce a cada ano no País e, consequentemente, em Pernambuco. Em 2024, dos acidentes fatais registrados, 43% envolveram motocicletas. Além das mortes, são vários os casos que deixam sequelas graves. E isso também gera custo, tanto que foram gastos mais de R$ 250 milhões de recursos do SUS devido a esses sinistros. Em Camaragibe, a Prefeitura lançará um programa inédito visando justamente à proteção de quem utiliza esse tipo de veículo.
O Motorista Seguro que será apresentado, na próxima segunda-feira (22), irá oferecer de forma gratuita aos motociclistas da cidade uma tecnologia na qual eles vão receber adesivos para a moto e o capacete, além de uma pulseira, com um QR CODE, que poderá salvar sua vida em caso de acidente. A iniciativa é parte das ações preventivas da Semana Nacional do Trânsito, que segue até o dia 26 de setembro.
De acordo com a Prefeitura, Camaragibe será a primeira cidade brasileira a receber o projeto com esse tipo de tecnologia, essencial para utilização em caso de acidentes. Nesta primeira etapa, 125 mototaxistas da cidade serão contemplados com a distribuição dos produtos. Cada QR Code conterá as seguintes informações do condutor: nome completo, foto, sexo, data de nascimento, convênio médico (se particular ou SUS), tipo sanguíneo, indicação de portador de deficiência, alergias, patologias (doenças), TEA (sim ou não) e observações clínicas gerais. Essas informações podem salvar vidas em caso de acidente.
O código terá, ainda, o nome e o contato com foto do responsável (parente, por exemplo), número do Corpo de Bombeiros (193), da Polícia Militar (190), da Guarda Civil Municipal de Camaragibe (153) e um link direto com o aplicativo de mensagens WhatsApp.