O mês de setembro está começando hoje, tendo nos próximos dias, independentemente do resultado, um fato que ficará para a história. Pela primeira vez na história do Brasil estarão sendo julgados um ex-presidente e militares acusados de tentarem dar um golpe de estado. Esse tipo de julgamento poderia ter ocorrido no passado, mas a Lei da Anistia ampla, geral e irrestrita de 1979 perdoou quem participou da ditadura e quem lutou contra. Ainda há uma tentativa de aprovar nova anistia para aqueles que atuaram no ato recente, mas a pressão é grande para não entrar na pauta do Congresso Nacional. Então, a partir de amanhã, o Supremo Tribunal Federal (STF) dará início à batalha entre a acusação e a defesa. Os primeiros réus, que integram o chamado “núcleo 1” é composto por: Jair Bolsonaro (PL), os generais Augusto Heleno (ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional), Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa) e Braga Netto (ex-ministro da Casa Civil), Almir Garnier Santos (ex-comandante da Marinha), Alexandre Ramagem (ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência-Abin); Anderson Torres (ex-ministro da Justiça) e Mauro Cid, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, que fez uma delação premiada que embasa parte da acusação. O julgamento segue até o dia 12. A esperança das defesas é que não haja unanimidade para que possam apresentar recursos. Mas o clima não é favorável.
Nova sede do PSD
Hoje tem inauguração da nova sede do PSD com a governadora Raquel Lyra, que comanda o partido do Estado, e o presidente nacional Gilberto Kassab. Ele deverá ser questionado, novamente, sobre os rumos em 2026. O partido tem o governador do Paraná, Ratinho Júnior, como pré-candidato à Presidência, mas ainda não sinalizou se deixará o Governo Lula.
Raquel com Anderson
Depois do encontro no qual esteve o deputado Eduardo da Fonte (PP), a governadora Raquel Lyra (PSD) e o presidente do PL e pré-candidato ao Senado, Anderson Ferreira, estiveram ontem em São Joaquim do Monte, prestigiando a 32ª Romaria de Frei Damião. Saíram na mesma van.
Ressarcimento do INSS
Mais de 2 milhões de aposentados já aderiram ao acordo com o INSS e, hoje, 1.995.450 recebem o ressarcimento do dinheiro que foi retirado sem autorização. As investigações da PF e na CPMI continuam para apontar os culpados pela fraude. Acordos podem ser feitos até novembro.
Concurso em Paulista
A Prefeitura de Paulista anuncia, hoje, o concurso público para preencher 90 vagas da Guarda Municipal e 30 de agentes de trânsito. O salário inicial poderá chegar a R$ 8 mil com gratificações e plantões, o que é um grande atrativo. O período de inscrições e os critérios serão divulgados no edital. O último concurso foi realizado em 2006.