Foto: Reprodução
O novo superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, tomará posse no cargo na próxima segunda-feira (25). A solenidade está marcada para as 10h30 no auditório do Moinho Recife Business & Life, no Recife, e terá a presença do secretário-executivo do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Valder Ribeiro. Francisco substitui Danilo Cabral, que foi exonerado do cargo, após muita pressão da classe política do Ceará, principalmente do governador Elmado de Freitas (PT), e da empresa responsável pela ferrovia Transnordestina.
Apesar da pressão cearense, o cargo continua sendo ocupado por um pernambucano. Francisco Alexandre é um militante histórico do PT já ocupou outros cargos públicos e recebeu o aval do senador Humberto Costa, que atualmente é presidente nacional do PT. Ainda houve um tentativa de manter Danilo Cabral no cargo, no entanto o presidente Lula opto por fazer a mudança. Waze
O ex-superintendente estava sendo criticado por não favorecer tanto o trecho da ferrovia no sentido de pecem, no Ceará, e por defender a retomada da Transnordestina no sentido Salgueiro-Porto de Suape, em Ipojuca.
Francisco Alexandre tem trajetória no setor financeiro e empresarial brasileiro, Francisco Alexandre é formado em Engenharia e Direito, com especializações pela Harvard, INSEAD, LSE, PUC-SP e PUC-RJ. É membro titular do Conselho Fiscal da Tupy S.A. desde 2023 e integra o Comitê de Pessoas e Governança da Invepar desde 2021. Atuou em conselhos e comitês de grandes empresas como Vale, BRF, Kepler Weber e Invepar. Foi Diretor da PREV e superintendente da BRF Previdência. Natural do município de Bom Conselho (PE) e servidor de carreira do Banco do Brasil por 35 anos, ele acumulou vasta experiência em finanças, investimentos e governança.