Ainda falta mais de um ano para as próximas eleições, no entanto o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já está se articulando para que os eleitores da Região Metropolitana, de Caruaru, de Petrolina e Garanhuns tenham direito ao transporte gratuito, no dia 4 de outubro de 2026. E também no dia 25, caso haja segundo turno das eleições para presidente da República e Governo do Estado.
Para isso, o presidente do TRE, Cândido Saraiva, encaminhou ofícios ao Governo do Estado e às prefeituras das três cidades do interior. O desembargador propõe que os recursos sejam garantidos nos orçamentos do próximo ano, que já começam a ser elaborados.
Na sua justificativa, Cândido Saraiva defende que os eleitores tenham o pleno direito de acesso aos locais de votação. A medida beneficiaria, principalmente, pessoas que têm mais dificuldade de pagar o transporte coletivo. A gratuidade do transporte público urbano no dia da eleição tem previsão legal na Resolução do TSE n.º 23.736, que autoriza o uso, pelos entes federados, de disponibilidade orçamentária para custear transporte coletivo no dia das eleições.
O ofício à governadora se explica pelo fato do transporte de ônibus na Região Metropolitana ser gerido pelo Grande Recife Consórcio de Transporte, órgão vinculado ao Executivo estadual. Nos casos, de Caruaru, Petrolina e Garanhuns, por serem cidades onde há sistema de concessão pública de transporte.
Em 2024, a mobilização do TRE resultou em transporte gratuito no dia da votação para os usuários do Grande Recife Consórcio de Transporte.