Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Com início do tarifaço, governo brasileiro ajusta plano de contingência

Do Metrópoles

As sobretaxas de 50% em exportações brasileiras impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entraram em vigor nesta quarta-feira (6/8). Apesar de desidratado, o tarifaço atinge produtos importantes na balança comercial entre os países, como é o caso da carne e do café.

Na noite dessa terça-feira (5/8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ajustou os últimos detalhes do plano de socorro aos setores mais afetados. O mandatário recebeu no Planalto o vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego) e Rui Costa (Casa Civil).

O governo brasileiro deve anunciar, nos próximos dias, medidas direcionadas às áreas mais afetados pelo aumento de tarifas dos Estados Unidos. Segundo auxiliares, a principal preocupação do presidente Lula é com a preservação de empregos.

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, antecipou na segunda-feira (5/8) que o plano de contingência terá linhas de crédito e compras governamentais, mas reforçou o caráter personalizado das medidas apresentadas Lula, considerando a necessidade das industrias afetadas.

Apesar da elaboração das medidas de contingência, o governo segue buscando o diálogo com os Estados Unidos. Haddad já reforçou que o Brasil não sairá da mesa de negociação – esta semana o ministro deve se reunir de forma remota com o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade