Foto: Leandro de Santana/PMJG
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e o Governo Federal firmaram parceria que renderá um investimento de R$ 10,4 milhões na comunidade do Córrego do Balaio. Os recursos serão liberados pela Caixa Econômica através do programa Periferia Viva – Urbanização de Favelas e fazem parte do PAC. A comunidade fica no entorno do Monte dos Guararapes e será beneficiada com obras de infraestrutura.
O prefeito Mano Medeiros (PL) disse que o acordo prevê pavimentação e drenagem de ruas, construção de calçadas, ordenamento da iluminação pública e até reforma de residências que estejam em situação precária. O antigo imóvel que servia ao Iphan também será reformado para que sejam prestados serviços aos moradores do Córrego do Balaio.
Nesta primeira fase está havendo uma consulta popular sobre as reais demandas, com prazo de conclusão em novembro deste ano. Com base desse levantamento, será feito um projeto a ser apresentado à Caixa Econômica para que seja aprovado. A previsão da Prefeitura do Jaboatão é que as obras iniciem no primeiro semestre de 2026.
“O Periferia Viva é mais do que um investimento em obras, é um compromisso com a dignidade e o futuro da nossa população. Com a regularização fundiária, as melhorias habitacionais e a urbanização dos nossos bairros, estamos garantindo qualidade de vida, segurança e cidadania para centenas de famílias jaboatonenses. É gratificante ver que, com o apoio do Governo Federal e o esforço da nossa gestão, estamos transformando realidades e construindo um Jaboatão mais justo e humano para todos”, destacou Mano Medeiros.
ESTAÇÃO DE TRATAMENTO
Jaboatão também está sendo atendido com a com a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) localizada na comunidade Catamarã, no bairro de Candeias. É uma parceria entre a Prefeitura do Jaboatão, a Compesa e a BRK Ambiental, e deverá beneficiar cerca de 150 mil moradores. A ampliação da ETE vai dobrar a capacidade de tratamento, passando de 112 para 224 litros por segundo.
A obra foi vistoriada, nesta quarta-feira, pelo presidente da Compesa, Alex Campos, e o prefeito Mano Medeiros. O investimento é superior a R$ 200 milhões e a previsão é que a obra seja concluída até dezembro deste ano.