Foto: Reprodução
O município de Caruaru sediou, nesta terça-feira (29), a Plenária das Juventudes Preparatórias para COP 30 – Bioma Caatinga. O evento foi promovido pela Secretaria Nacional de Juventude. Entre os convidados para fazer palestra, o secretário de Direitos Humanos e Juventude, Marco Aurélio Filho, falou sobre o trabalho que está sendo feito na Capital. Ele destacou a inscrição de 18 projetos que serão apresentados na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que reunirá participantes de todo o mundo, em Belém.
Esses projetos foram selecionados no edital “Jovens no Clima”. Jovens da periferia do Recife serão levados à capital do Pará, onde poderão apresentar as suas experiências. Marco Aurélio Filho ressaltou o interesse do prefeito João Campos (PSB) para desenvolver essas iniciativas.
“O Recife está escrevendo um novo capítulo na história da justiça climática do Brasil, e isso só é possível porque temos um líder como João Campos, que não apenas acredita no potencial da juventude, mas investe nela. João tem sido referência nacional ao inserir os jovens no centro do debate climático e o ‘’Jovens no Clima’ é a prova desse compromisso no enfrentamento às mudanças climáticas”, ressaltou o secretário.
O Edital “Jovens no Clima” é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, em parceria com a Rede Conhecimento Social, Delibera Brasil e a Bloomberg Philanthropies, que visa apoiar projetos liderados por jovens de 15 a 29 anos na cidade, focados em questões ambientais e climáticas. O projeto oferece apoio financeiro (R$ 20 mil por projeto) e oportunidades de desenvolvimento para que os jovens implementem as ideias em comunidades da periferia do Recife e participem da COP 30.